13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Comunidade do Moinho
(pesquisa realizada pela cocuradora Larissa Zarpelon)

Moinho - Campos Elíseos, São Paulo - SP

Meu nome é Alessandra Moja, tenho 37 anos e eu moro há trinta anos na Comunidade do Moinho. A gente vem travando várias lutas desde 1997. 

Em 2005, a gente entrou com um processo de usucapião coletivo. Em 2008, a gente ganha uma tutela antecipada de usucapião coletivo. Em 2011, teve um grande incêndio que foram atingidas seiscentas famílias, que entrou no cadastro de auxílio-aluguel, que está até hoje esperando, aguardando uma moradia. 

Hoje na comunidade residem 1.300 famílias.

Contando hoje um pouco que está acontecendo, depois de quase trinta anos, a Sabesp entrou no terreno, [para fazer a] instalação de água esgoto na comunidade. A duração do prazo que eles deram é de seis meses, início e término das obras. 

Então, assim, não há vitória sem luta. Eu acho que a nossa luta está começando mostrar frutos. A nossa árvore está dando frutos, que é a água chegando. E a gente espera muito mais, que é a energia, chegar a regularização fundiária para todos no mesmo lugar e os direitos à cidade também – para todas as famílias que estão nesse lugar.