13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Escola Municipal de Agroecologia
(pesquisa realizada pelo cocurador Pedro Smith)

Jardim Novo Parelheiros, São Paulo - SP

Entendo como significativo inserir este “nó” pois é uma resistência voltada ao meio ambiente e, consequentemente, enaltece e traz à tona o modo de pensar e viver dos Guarani-Mbya, habitantes próximos da escola, que, inclusive, desenvolve projetos com eles. Além disso, é um local institucional, gerido pela prefeitura municipal de São Paulo, independentemente da gestão que governa. Certamente que, dependendo da gestão, tudo pode se enfraquecer ou mesmo desaparecer… Enquanto existir, vamos resistindo.

A Escola de Agroecologia é vinculada à Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz), onde trabalho e que, por sua vez, é um braço da SVMA (Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo). 

VITRINES DEMONSTRATIVAS DE TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS DA ESCOLA DE AGROECOLOGIA (link)

Umapaz – cursos gratuitos sobre Meio Ambiente e Cultura de Paz, para qualquer pessoa interessada (link)

 

Projeto Ligue os Pontos

Já o Projeto Ligue os Pontos é uma iniciativa municipal de se trabalhar, de forma mais associativa, com agricultores locais, notadamente os que habitam a região onde se situa a Escola de Agroecologia, no extremo sul de São Paulo.

Projeto Ligue os Pontos (link)

Para tecer uma breve análise sobre nossa questão da luta e acesso à terra, contando um pouco também sobre as articulações com a Aldeia Tenondé-Porã, convidei minha colega de prefeitura, a geóloga Patrícia Sepe, militante há anos e muito engajada com as questões de agricultura familiar e agroecologia. Segue o link.

 

Abs,

Pedro Smith