13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Ocupação dos Imigrantes
(pesquisa realizada pela cocuradora Larissa Zarpelon)

Praça Carlos Gomes, 109 - Liberdade, São Paulo - SP, 01501-040

A Ocupação dos Imigrantes Jean-Jacques Dessalin é uma ocupação organizada pelo MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), que tem como objetivo lutar por moradia digna, pela reforma urbana e pelo socialismo. 

A Ocupação nasceu no dia 13 de junho de 2020, com cerca de quarenta famílias – em sua maioria imigrantes internacionais, principalmente do Haiti e da Bolívia. 

Ocupamos um prédio no bairro da Liberdade, um bairro historicamente negro, onde os negros que eram escravizados na época da escravidão brasileira, era onde eles se refugiavam e tinham seus espaços comunitários. Inclusive o que deu o nome da Praça da Liberdade. 

Mas, de um tempo para cá, os governantes têm se esforçado para apagar esse histórico negro da região. E é justamente também por isso que, como um ato simbólico, a gente realizou a Ocupação dos Imigrantes, em sua maioria de imigrantes haitianos, para ocupar esse espaço no imaginário popular. 

De lá para cá, a Ocupação garante com que cerca de vinte famílias saiam do subjugo do aluguel, garante com que essas famílias não vão para a rua, garante que essas famílias tenham alimentação de qualidade, que tenham acompanhamento médico – considerando que os equipamentos de saúde vão até a Ocupação para conseguir fazer esse acompanhamento – e garantem com que essas famílias em sua maioria migrantes acessem os direitos básicos que o Estado brasileiro pode oferecer. 

Nossa Ocupação ainda está ameaçada de despejo pela justiça, junto do proprietário milionário, que tem diversos prédios também no centro e que deixou durante mais de dez anos aquele prédio abandonado

Portanto, você que está ouvindo a gente e gostaria de apoiar a construir a Ocupação, faça-nos uma visita. A gente fica na Praça Carlos Gomes, 109, no bairro da Liberdade. Ou entre nas nossas redes que é “Ocupação dos Imigrantes”. Todo o apoio nesse momento é bem-vindo.