A ocupação denominada Master Bus, na região da Vila Ema, Zona Leste de São Paulo, é um caso relevante de luta pela terra na cidade de São Paulo. Vizinha do CEU Vila Formosa (localizado do lado direito da ocupação), foi formada por pessoas que não tinham acesso à moradia, como ocorre na maioria das ocupações no nosso país. O local, com o tempo, tornou-se uma referência de convívio coletivo, respeito mútuo, construção comunitária e pulsação de arte.
Neste contexto, um coletivo morador do local ganhou edital do Programa Municipal VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), para produzir vídeos e registros da ocupação. Este é o material produzido neste nó, que se torna tão relevante para discutir a dificuldade de acesso à terra e a violência do Estado em reprimir estas formas de organização comunitária.
Segue um relato da idealizadora do projeto vencedor do Programa VAI, feito para a 13ª BIA, rememorando o histórico de lutas e apagamentos sofridos.
Vídeo elaborado pelo Coletivo Estação SP para o Programa Vai (fomento à cultura na periferia), município de São Paulo, retratando a ocupação e sua cultura e também a reintegração de posse do espaço, de forma violenta.
INFORMAÇÕES
Nome: Master Bus
Local: Vila Ema, Jd. Primavera, Zona Leste (atrás do CEU Vila Formosa)
Famílias: 830
Artistas: em média 180 artistas e educadores envolvidos no Projeto Estação SP (grafite, fotografia, música etc.)
O uso da força bruta, opressora, do Estado.
Desde sempre…
Pedro Smith