13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Rua da Mooca
(pesquisa realizada pelo cocurador Thiago Ahmose)

Rua Jaboticabal, 554 - Mooca, São Paulo - SP, 03188-000
R. da Mooca, 56-122 - Mooca, São Paulo - SP, 03105-000

Monumentos da Mooca

Por Thiago Iaqeb Ahmose

(transcrição da HQ)

Uma travessia pela rua da Mooca!? Ela é um tanto grande… acho que dá uns 5 km mais ou menos. Mas eu topo hein – vai ser muito bom observar cada espaço daqui do bairro!

A Rua da Mooca passa por algumas mudanças conforme você caminha pela região, sabe?! Ela divide um lado mais alto ao sul – e outro mais baixo ao norte, que fica próximo do rio e sofre de alagamentos… óbvio né, se você constrói uma casa no rio – a água vai morar dentro dela.

Você já reparou como a paisagem da cidade muda também? Tem uma parte de mais comércios, e outra residencial. Na parte mais baixa mora quem tem menos grana, enquanto na parte mais alta, em grandes prédios de luxo, mora quem tem mais… Adivinha qual região sofre alagamentos com as chuvas? Pois é…

Este monumento aqui marca os 450 anos da Mooca. É um bairro antigo né? Só não é mais antigo que essa terra aqui! Esse solo existe muuuuito antes desse bairrozinho aqui, e óbvio que, antes da Mooca, esse território era ocupado por outras pessoas né…

Os primeiros Povos Originários dessa terra. Verdadeiros heróis que tiveram que lutar pra defender a invasão de uns vermes europeus que pisaram aqui achando que mandavam em tudo! Se fingem de mocinhos, mas mataram gente a rodo, sem falar de tudo que existia antes de asfaltarem e construírem casas e prédios… Por que será que não existem monumentos para essa parte da história? Provavelmente querem apagar isso né. Não querem que ninguém saiba…

Infelizmente não tenho conhecimento o suficiente para retratar dignamente os heróis da nação Guaianá. Desta forma retrato com todo o meu respeito e honra uma imagem simbólica daqueles que ainda vencerão os vermes que comandam esse estado ocidental.

Se liga na Rua Luiz Gama, mano! Acho que aqui tinha outro nome, não é?

Não tenho certeza, mas a renomeação dessa rua veio porque o povo lutou! Luiz Gama foi o referencial de advogado negro! Espero que você busque por sua história – ela por si só já dá um quadrinho inteiro! Deve ter sido uma briga para ter a rua com esse nome né? Afinal, o Brasil não liga para seus verdadeiros heróis… eles preferem homenagear os vermes.

Retrato nosso mestre Luiz Gama logo abaixo, que possui sim imagens de si em livros e internet. Ele está sem vestes ocidentais, tal como o herói Guaianá acima. Livre das roupas do branco, tal como os ancestrais o fariam.

Essa quadra no meio da rua é bem massa né?! As traves do futebol resistiram, mas a tabela do basquete não… não tem espaço para basquete rsrsrs. Se liga nesses muros pintados… Grafite é a arte da verdade! E não as mentiras europeias que enchem os museus!

Nossa! Aquele ali é o T-Mack! Ele é um jogador de basquete muito foda, mano! Nossa, ter um grafite dele, nessa quadra, não deixa de ser uma resistência!

É isso, o povo clama pelos seus verdadeiros heróis! Enquanto o Estado segue apagando, povo resiste construindo seus próprios monumentos. Na rua existe muita mentira, mas muita verdade está em cada detalhe! Basta você abrir seus olhos, efetuar a travessia, e enxergar, com atenção, o que habita nela.