Select Page

Preâmbulo

Em 30 de março de 2021, a Coordenação Educativa da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e o portal Vitruvius lançaram Preâmbulo, chamada aberta para artigos, textos ensaísticos, desenhos e projetos que reflitam sobre os cinco eixos temáticos da 13ª Bienal: democracia, corpos, memória, informação e ecologia.

O objetivo do projeto Preâmbulo é alavancar análises, críticas e registros dos espaços urbanos e arquitetônicos a partir das provocações da 13ª Bienal, bem como fortalecer seu eixo educativo e a aproximação com as universidades. Na parceria com o IABsp, o portal Vitruvius – respeitado espaço de discussão, há 20 anos desenvolvendo um meticuloso e longevo trabalho com arquitetos, urbanistas e profissionais diversos – publicará as colaborações aprovadas nas revistas Arquitextos, Entrevista, Minha Cidade, Arquiteturismo, Resenhas Online e na seção Rabiscos.

Segundo a Diretora de Ensino do IABsp, Mariana Wilderom, “Preâmbulo é uma aproximação inicial, uma espécie de registro de pensamentos que perambulam em busca de horizontes, um movimento que precede a Bienal e que poderá contribuir na constituição e sedimentação do seu corpus. O desejo que o anima é fomentar uma discussão da cultura urbana e arquitetônica não restrita ao evento, mas que seja ampliada no tempo, no território e nos processos colaborativos”.

A chamada aberta convida arquitetas, arquitetos, urbanistas e todos aqueles que, de forma direta ou indireta, desenvolvam trabalhos e pesquisas em áreas contíguas. As colaborações para a revista Arquitextos recebidas serão encaminhadas para uma Comissão Científica de pareceristas de todo o país, e os artigos aprovados serão publicados em um número especial no segundo semestre de 2021. As demais contribuições serão triadas por uma comissão interna e serão publicadas em sistema de fluxo contínuo, das revistas e na seção Rabiscos.

Preâmbulo reconhece a condição de interregno que enfrentamos, onde conclusões, ainda que bem fundamentadas, são inescapavelmente provisórias. Mas, aposta também na construção de conhecimento que resulte da interlocução entre experiências que atravessam ou tangenciam a disciplina da arquitetura e urbanismo. Enfim, Preâmbulo encoraja a ousadia nas palavras e nos traços, para que se iluminem caminhos ainda não trilhados.

O material pode ser acessado aqui. [em breve]

© Vitor Nisida (2016)