13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

21 de junho

13ª BIA-SP: Atravessamentos Para onde voam as feiticeiras (Beto Amaral, Carla Caffé, Eliane Caffé)

Retirada de ingressos 1h antes da exibição.
Local: IMS Paulista - Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-300.
Evento Exibição

Para onde voam as feiticeiras (2020). Direção: Carla Caffé, Beto Amaral, Eliane Caffé. Duração: 89 min. Para onde voam as feiticeiras acompanha a deriva de encenações e improvisos de sete artistas pelas ruas do centro de São Paulo em uma experiência cinematográfica que torna visível a persistência de preconceitos arcaicos de gênero e raça no imaginário comum. No centro desta narrativa polifônica está a importância da resistência política através das alianças de luta comum entre coletivos LGBTQIA+, negritude, indígenas e trabalhadores sem teto. 

 

EXIBIÇÃO TRAMAS & COSTURAS 

Humanização no processo de reciclagem (2022). Victória Rechden e Silva. Duração 3:11 min.  

Ralo de Gente (2022). Gabriela de Brito Teixeira, Emanuele Durval Kern. Duração: 2:24 min. 

 

CONVIDADAS

Ave Terrena Escritora, poeta, dramaturga, diretora teatral, performer e integra o corpo docente da Escola Livre de Teatro de Santo André na função de coordenadora pedagógica. Publicou o livro de poesias “Segunda Queda” e as peças “as 3 uiaras de SP city” e “O corpo que o rio levou”. Já teve ao todo sete peças encenadas, em São Paulo, Macapá e na cidade do Porto. Neste ano, publica a peça “As Mulheres dos Cabelos Prateados”. 

 

Carla Caffé Formada em arquitetura, fez “Central do Brasil” de Walter Salles e “Era o Hotel Cambridge” de Eliane Caffé. Assinou a direção geral de “Para onde voam as feiticeiras“ ao lado de Eliane Caffé e do Beto Amaral. Reconhecida por suas atuações interdisciplinares entre arquitetura e cinema, dá aulas na Escola da cidade e mantém um ateliê na cidade de São Paulo. 

 

Thata Lopes Atriz, modelo, produtora, multiartista com foco em performances corporais. Performou na SP- Arte em 2018, atuou no filme “Para onde voam as feiticeiras”. Foi produtora do “Festival transversalidade”, um festival só de artistas trans da ONG Casa Chama, no qual exerce atualmente o papel de produção artística da ONG. 

 

MEDIAÇÃO

Viviane de Andrade Sá Co-curadora da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura. Arquiteta e artista, é doutoranda em Projeto, Espaço e Cultura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e investiga os processos de visibilidade e apagamento dos corpos nos espaços da cidade com o projeto “Corpos Visíveis, superexposição como processo de apagamento social e espacial na cidade contemporânea”. Possui mestrado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo na área de concentração Poéticas Visuais com o trabalho “Construir com Corpo, o corpo fragmentado como dimensão do espaço”. Realizou a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. É conselheira suplente no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP). É docente na Universidade Paulista e na Universidade Católica de Santos nas disciplinas de plástica e projeto.