13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

02 de junho

Arquitetura e moradia

Tradução simultânea estará disponível somente para inscritos.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube
Mesa online

O desenvolvimento de frentes na arquitetura que ofereçam soluções às crises de habitação estruturadas pelo neoliberalismo é uma das necessidades observadas pela 13ª BIA. Todos os processos de construção precisam elencar a necessidade de morar, estipulando o direito à arquitetura em conjunto a essa necessidade, possibilitando assim a dignidade na habitação.

 

EXIBIÇÃO DE CURTAS – TRAMAS & COSTURAS

[IN]FORMALIDADE: Diálogos com Carolina de Jesus e Françoise Ega para análise da habitação social e segregação sócio racial entre São Paulo e Paris (2022). Débora Fernandes do Nascimento. Duração do vídeo – 3:02 min.

Intervenção urbanística Cohab Raposo Tavares (2022). Henrique Silva Felisberto, Mirtes Birer Koch. Duração do vídeo – 3:00 min.

Dossiê paisagem sertaneja: memória, água, política pública (2022). João Igor Alexandre Cunha. Duração do vídeo – 3:01 min.

 

MEDIAÇÃO

Karina Leitão Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará – UFPA (1999), Mestrado pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM-USP (2004) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP (2009). Desde 2002, é pesquisadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP, que coordenou entre janeiro de 2016 e março de 2020. Tem focado suas pesquisas em Habitação Popular, Planejamento Urbano e Regional, Gestão Municipal, Políticas Públicas Urbanas e Impactos de Grandes Projetos.

 

CONVIDADAS:

Carmen Silva Liderança do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC), conhecida por reivindicar o direito à moradia nos centros urbanos. Premiada pela Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas, foi candidata à vereadora de São Paulo. Grande voz atual para as lutas sociais.

Maura Cristina de Melo Silva Graduada em Psicologia, integrante Movimento de Mulheres Negras da Bahia, Coordenadora Estadual Movimento Sem Teto da Bahia, Integrante e fundadora da Articulação de Movimentos e Comunidades Centro Antigo de Salvador, integrante representante da Bahia Despejo Zero, moradora de uma ocupação no Centro Histórico de Salvador.