Com interlocução direta com a obra exposta na 13 BIA, Ilha em mim e a partir de uma curadoria de textos com autores como José Saramago, Graciliano Ramos, Aldous Huxley, Anton Tchékhov; os participantes da atividade são convidados a uma leitura performática. A proposta artística Arquipélago é uma experiência coletiva para arranjar novos modos de narrar uma condição geográfica, feita a partir da antropologia, da mitologia, da poesia e da filosofia.
Carolina Clasen e Jorge Bassani são integrantes do projeto de extensão Bororé ao Mundo. Com realização dos alunos e ex-alunos do Adrião Bernardes, única escola pública de ensino fundamental e médio na Ilha e supervisão dos professores da escola em cooperação com os pesquisadores do GeMAP – FAUUSP.
Wellington Néri (Tim) é artista, educador e agente marginal, aquele que age a partir da margem. Integrante do Imargem, iniciativa multidisciplinar que une arte e meio ambiente, e tem o propósito de instigar a reflexão sobre os potenciais e problemas da sociedade a partir das periferias (margens) até o centro da cidade.