13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

02 de julho

Ativação da obra “iluminai os terreiros” Roda de conversa e intervenção artística - com Jaime Lauriano e Cartografia Negra

Entrada livre.
Local: CCSP - Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo - SP, 01504-000.

Jaime Lauriano e o coletivo Cartografia Negra convidam intelectuais sambistas para uma roda de conversa e uma intervenção artística para a ativação da obra “Iluminai os terreiros”, que reúne trocas com terreiros de candomblé e umbanda de São Paulo e do Rio de Janeiro. A atividade propõe um diálogo compassado com letras de samba e pagode sobre saberes, musicalidades e religiosidades afro-brasileiras.

Jaime Lauriano é artista visual. Sua produção busca trazer à superfície traumas históricos relegados ao passado, aos arquivos confinados, em uma proposta de revisão e reelaboração coletiva da História. O Coletivo Cartografia Negra realizava mensalmente, desde 2018, parando apenas pela pandemia, a Volta Negra, uma caminhada aberta na qual são compartilhados registros sobre as vivências da população negra nos séculos XVIII e XIX na região central da cidade de São Paulo. O trabalho é fruto de uma pesquisa que o grupo desenvolve desde 2017 sobre essas narrativas e espaços. Atualmente o coletivo, formado por Carolina Piai Vieira, Pedro Vinícius Alves e Raissa Albano, integra a equipe de curadoria da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.