13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

08 de junho

Corpos e territórios

Tradução simultânea estará disponível somente para inscritos.
Transmissão online no canal do IABsp no youtub
Mesa online

Existe uma relação entre o encontro de corpos e territórios, que configura as travessias destes corpos pelos espaços que habitam. Essa relação, porém, não existe de forma harmoniosa, na medida em que existem procedimentos intrínsecos à construção dos territórios que legitimam alguns corpos e vulnerabilizam outros. Convidamos, neste encontro, vozes que possam denunciar a precarização dos territórios e a legitimação destes corpos e suas travessias. 

 

EXIBIÇÃO DE CURTAS – TRAMAS & COSTURAS

Deriva do Bem: cidade, encontro e memória (2022). Bráulio Vinícius Ferreira, Altillierme Carlo Pereira dos Santos. Duração do vídeo – 3:00 min.

Bororé no mundo: uma experiência de extensão universitária junto a agentes sociais e culturais da Ilha do Bororé/SP (2022). Ester Marilia Cunha da Cruz.Duração do vídeo – 2:57 min.

Do Artefato ao artifício: reciclagem dos usos, predial e urbano por meio da Chaminé da Tecelagem Japy – A criação de um complexo educacional (2022). Pedro Henrique Natalino Patelli. Duração do vídeo – 3:00 min.

 

MEDIAÇÃO

Kaísa Santos Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas, trabalha com autonomias em diferentes esferas. Atua na área de acessibilidade e mobilidade desde 2007. A profissional é responsável por consultorias pontuais para Inclusão de Pessoas de diversas instituições. Kaísa também foi colaboradora do escritório Ahu! Consultoria de Acessibilidade durante cinco anos. Atualmente a profissional que é Especialista em Políticas Públicas, finaliza um MBA em Negócios Digitais. Além das participações que considera importantes na Sociedade Civil – entre elas como Conselheira para o Desenvolvimento Sustentável do Município de São Paulo – e de eventos online durante a pandemia, Kaísa desenvolve pesquisa com ênfase em autonomia de pessoas, inclusão e o desenho do arquiteto. 

 

CONVIDADOS

Filipe Fontes Tem 25 anos, é ator, cantor, produtor cultural, arte-educador. É estudante da Escola de Arte Dramática da Universidade São Paulo, (EAD-ECA-USP) e cofundador do Coletivo Calundu e do Grupo musical Odídere.

 

Marco Antônio Gavério Cientista social, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A partir de perspectivas sociológicas e antropológicas suas investigações giram em torno da deficiência como uma categoria sociocultural e histórica. Nesse sentido, observa como essa categoria emerge em correlação às teorizações e práticas sobre o corpo, a sexualidade e, mais atualmente, a saúde e a acessibilidade. Gavério também é membro da Comissão de Políticas de Acessibilidade e Deficiência da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) e Membro do GT Estudos Críticos Sobre Deficiência do Conselho Latino Americano de Ciências Socias (CLACSO).