13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

08 de julho

Lançamento do filme Prototype City São Paulo Entrada livre.

Local: IABsp - Rua Bento Freitas, 306, República - São Paulo - SP, 01220-000.
Debate Exibição

Prototype City é um programa de intercâmbio arquitetônico oferecido pelo British Council focado em colaboração internacional para testar novas ideias ao redor do mundo. No Prototype City São Paulo – uma parceria entre o British Council e o IABsp, com apoio do Projeto Urbanizar do Instituto Alana – será desenvolvido um protótipo a partir da metodologia do coletivo CoCriança que coordena a cocriação com crianças do bairro e com o escritório inglês Intervention Architecture x Co/Lab. 

 

CONVIDADOS

Alessandro Columbano Arquiteto do Programa Prototype City. É Professor Sênior e Diretor de Curso do programa MArch Architecture (RIBA pt.2) na Birmingham School of Architecture and Design. Ele co-fundou e lidera o Co\aborative Lab:oratory (Co.LAB), uma premiada iniciativa interdisciplinar de pesquisa em design dentro da escola que integra ensino com práticas criativas por meio de projetos ao vivo. Alessandro trabalhou em escritórios de arquitetura em Manchester e Londres com foco em residências e restauração de edifícios históricos de prestígio, com mais experiência em design baseado em evidências na Space Syntax. Como anviere, um disfarce de design, ele desenvolveu um portfólio de instalações site-specific, projetos de galerias, estruturas arquitetônicas e direção de arte para cenários, produções ou curtas-metragens… comentando as qualidades subversivas de nossos ambientes físicos. 

 

Anna Parker Arquiteta do Programa Prototype City. É a diretora fundadora da Intervention Architecture, uma arquiteta RIBA que lidera o estúdio e a equipe em Birmingham. Trabalhando com artistas e organizações artísticas locais, Anna desenvolveu uma forma interdisciplinar de trabalho que fornece uma abordagem de design coesa para projetos, trabalhando em áreas de design, interiores, móveis, estruturas temporárias, exposições, eventos, iluminação, residências e uso misto de desenvolvimentos. Anna foi selecionada para; Modelo da Semana da Construção do Reino Unido; um RIBA nacional ‘Rising Star’; o Birmingham Post ‘Empreendedor de Negócios do Ano’, listado no ‘Midlands top 50 Empreendedores’ (Insider), e foi nomeado como finalista para o Jovem Profissional do Ano de Birmingham. Intervention Architecture ganhou recentemente um prêmio RIBA para Honey and Walnut House, e foi destaque em Dezeen, Grand Designs e Elle Decoration.

 

Andrea Amato Arquiteta e urbanista formada pela FAUUSP, é Diretora Executiva da Associação CoCriança. Educadora musical infantil na Escola Artmanhas do Som, bioconstrutora e permacultora pelo PermaSampa e facilitadora pelo Programa Germinar. É arquiteta do Programa Prototype City (CoCriança).

 

Bruna Almeida Coordenadora do projeto Prototype City São Paulo (IABsp), é arquiteta pela USJT, 2019. Monitorou os planos e obras do Itaim Paulista como pesquisa de Iniciação científica, 2017. Participa do Laboratório Itaim Paulista, 2016. Mestranda na linha de pesquisa de Gestão do Espaço Urbano do PGAUR USJT, 2022. Realizou assessoria técnica para mutirantes do programa MCMV-E, 2021. Arquiteta cooperada da ArqCoop+. 

 

Camila Audrey Arquiteta e urbanista formada pela USP, atualmente cursa especialização em gestão de Projetos Sociais para o 3º setor na PUC-SP. Já atuou como arquiteta de criação de espaços de brincar na LAO Design e na Erê Lab. É Cofundadora e Diretora de Projeto da Associação CoCriança. É arquiteta do Programa Prototype City (CoCriança).

 

Danilo Hideki Arquiteto formado pela FAUUSP em 2009, trabalhou até 2010 com a Prof.ª Dr.ª Helena Ayoub. Em 2011 trabalhou com habitação de interesse social ao lado dos arquitetos Eduardo Ferroni, Pablo Hereñu e Marcos Acayaba. De 2012 a 2018 atuou no escritório do arquiteto Isay Weinfeld. Atualmente atua em escritório próprio e é Diretor de Relações Institucionais do IABsp.

 

Laís Avelino Arquiteta e urbanista pela USJT e Articuladora comunitária no Jardim Pantanal. 

 

Leila Vendrametto Geógrafa e comunicóloga pela PUCSP, especialista em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP e doutoranda em Ciência Ambiental no PROCAM/ IEE/ USP. Sou coordenadora do projeto Urbanizar no Instituto Alana. Sou também co-fundadora do Organicidade – Educação e Comunicação Socioambiental, conselheira no Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES Pinheiros) – biênios 2018 a 2020 e 2021 a 2023, conselheira no Conselho Consultivo da APA da Várzea do rio Tietê (CCAPAVRT) – biênios 2018 a 2020 e 2020 a 2022 e coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental no CCAPAVRT.