13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

18 de junho

O Museu Antropocênico: arquitetura na era do trauma, resistência e cura – com Kabage Karanja (Cave_bureau) Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência.

Local: Sesc Avenida Paulista - Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo - SP, 01311-000.
Transmissão online no canal do IABsp no youtube
Conferência

Os programas de pesquisa e exposição do Cave_bureau se dão sob o que eles chamam de Museu do Antropoceno. Esse título conjunto reforça a proposição da nova era geológica em que vivemos, embora de um ponto de vista decolonial. O Antropoceno é um tempo geológico que se acredita ter tido início a partir da metade do século XX, durante o qual os processos do nosso planeta têm sido profundamente alterados pela atividades humanas que ocorrem desde a Revolução Industrial. Buscamos desafiar coletivamente a concepção e operação ocidental dominante do Antropoceno, que é, na verdade, enraizada no imperialismo e no colonialismo de assentamentos atuais. A partir de uma perspectiva da narrativa oral africana, encenamos eventos de resistência natural em cavernas com diversas comunidades localizadas em torno dessas estruturas pré-históricas, para lembrar nossas antigas e recentes histórias de trauma, ao passo que começamos a imaginar novos modos arquitetônicos de cura.

Cave_Bureau é um escritório de arquitetos e pesquisadores com sede em Nairóbi que mapeia explorações em arquitetura e urbanismo na natureza. Seu trabalho aborda o contexto antropológico e geológico da cidade africana pós-colonial como forma de enfrentar os desafios de suas vidas rurais e urbanas contemporâneas.