13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

16 de julho

Roteiro 03 – Peabiru: descaminhos (IMS)

Ponto de encontro: IMS Paulista - Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-300.
Travessias

As travessias em parceria entre a 13ª Bienal de Arquitetura e a exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva, organizada pelo Instituto Moreira Salles, têm como objetivo promover aproximações entre a fotografia feita por Moriyama e o olhar para a cidade de São Paulo. A caminhada começa na avenida Paulista, onde a exposição está em cartaz, provocando o olhar para a cidade através da fotografia, com inspirações no pensamento conceitual de Moriyama. Ao longo do trajeto seguinte, os participantes são convidados a conhecer a história do lugar e a criar suas próprias imagens. Peabiru foi uma das rotas dos povos nativos deste território que passava por São Paulo. Não por acaso, foi utilizada para assassinar e expulsar comunidades indígenas locais. Refazer essa caminhada representa a possibilidade de resgate de memórias esquecidas e resistências.

 

ABERTURA

Thyago Nogueira é curador e editor. Dirige o departamento de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles e é editor-chefe da revista ZUM. É curador da Exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva, organizada pelo Instituto Moreira Salles.

 

Daniele Queiroz é curadora-assistente de Fotografia Contemporânea no Instituto Moreira Salles. Fundadora da plataforma e grupo de estudos “A história é outra”, que estuda mulheres fotógrafas e metodologias decoloniais de aproximação à imagem. É assistente de curadoria da Exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva, organizada pelo Instituto Moreira Salles.

 

CONVIDADOS

Casé Angatu É indígena e morador do Território Tupinambá em Olivença (Ilhéus/BA) na Taba Gwarïnï Atã. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER-UFSB) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/Ilhéus/BA) e pós-doutorando em psicologia na UNESP. É doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), mestre em História pela PUC-SP e historiador pela UNESP. Autor dos livros: “Nem Tudo Era Italiano – São Paulo e Pobreza na Virada do Século (1890-1915)” (2018), “Identidades Urbanas e Globalização: constituição dos territórios em Guarulhos/SP” (2006).

Georgia Niara É uma artista que visa, por meio da fotografia, rememorizar a imagem de corpos negros e corpos dissidentes, retomando a concepção de imagem na perspectiva da memória ancestral e decolonial. Por meio do audiovisual enquanto cineasta, e da educação enquanto educadora, pretende criar e disseminar novas narrativas como ferramenta de transformação social, e caminho para a busca pela identidade.