13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

01 de julho

Territórios e raça Entrada livre.

Local: CCSP - Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo - SP, 01504-000
Mesa Presencial

Repensar racialmente os diversos territórios existentes neste projeto de nação é urgente na medida em que a raça foi uma das primeiras etapas sociopolíticas nesta invasão. A permanente estrutura brasileira se desenvolve na invasão de brancos em sociedades julgadas não brancas.

 

EXIBIÇÃO DE CURTAS – TRAMAS & COSTURAS

[IN]FORMALIDADE: Diálogos com Carolina de Jesus e Françoise Ega para análise da habitação social e segregação sócio racial entre São Paulo e Paris (2022). Débora Fernandes do Nascimento. Duração do vídeo – 3:02 min.

Entre a roça e a floresta: um canteiro experimental de agroecologia na zona rural sul de São Paulo (2021). Lara Nakazone. Duração do vídeo – 3:01 min.

Entre colonos e Kariris: uma leitura histórica do avanço do projeto colonial sobre o sertão nordestino e suas populações originárias (2022). Matheus Bonini Machado. Duração do vídeo – 2:59 min.

 

MEDIAÇÃO

Gabriela de Matos Arquiteta e Urbanista pela FAU da PUC Minas em 2010, especializou-se em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído pela UFMG. É fundadora do projeto Arquitetas Negras que mapeia a produção de arquitetas negras brasileiras. Pesquisa o racismo estrutural e suas influências no planejamento urbano, e arquitetura contemporânea produzida na África e sua diáspora. Assina o editorial da Revista Arquitetas Negras vol.1, atualmente ocupa o cargo de 1ª vice-presidente do IABsp.

 

CONVIDADOS

Kévi Donat Originário da Martinica, mudou-se para Paris em 2009, depois de ter se licenciado em Ciência Política em Rennes. Em Fevereiro de 2011, descobriu a sua paixão pela sua profissão quando começou a liderar viagens turísticas na capital. À medida que conhecia pessoas e lia, a questão da raça, e mais globalmente da identidade, tornou-se clara para ele. Este foi o início do Le Paris Noir. Inicialmente destinadas a um público de língua inglesa, as visitas rapidamente conquistaram os franceses. Le Paris Noir tem continuado a crescer desde então.

Marcelo Zig Filósofo, palestrante, provocador social e ativista dos direitos da pessoa com deficiência. Idealizador do Projeto Mergulho Cidadão – campanha preventiva aos riscos da terceira causa de lesão medular no Brasil, o acidente por mergulho em águas rasas, Fundador do coletivo Quilombo PcD que trabalha a interseccionalidade de raça e deficiência e os impactos da aliança entre o racismo e o capacitismo na vida da pessoa preta com deficiência. Porta Voz da Inklua empresa de recrutamento e seleção de pessoas com deficiência para o trabalho formal.