13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

05 de junho

Travessia Centro: morar e resistir (CAU/SP)

Ponto de encontro: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) - Rua Quinze de Novembro, 194, Centro Histórico de São Paulo - São Paulo – SP, 01013-000.
Travessias

A cidade de São Paulo possui um dos maiores déficits habitacionais do Brasil e contava, em 2010, com mais de 30 mil imóveis vagos só no centro. Incentivos legais para a implementação de habitação social na região parecem não ser suficientes: a produção de moradia por conta do mercado imobiliário expulsa famílias de baixa renda para regiões pouco ou nada estruturadas em termos de transporte, equipamentos ou oferta de emprego. Assim, ao ocupar imóveis vagos, movimentos populares têm se estabelecido como resistência pelo direito à cidade. A travessia passa por lugares que marcam a luta por moradia, entremeada por pontos relevantes da memória do centro e discute a atuação do arquiteto frente à emergência habitacional. 

 

CONVIDADOS

Ceda el Paso é um estúdio voltado para produções culturais, oficinas, publicações independentes e experimentações do caminhar, do urbano e seus citadinos e das infinitas leituras e dinâmicas possíveis que estão / fazem o cotidiano.  Formam o estúdio Jéssica Andrade, pesquisadora de antropologia urbana e designer, e Ricardo Silva, arquiteto, professor universitário e fotógrafo.

CONDUÇÃO: Ricardo Silva.

PRODUÇÃO: Jéssica de Souza Andrade.

ESPECIALISTA: Carmen da Silva Ferreira.

RESPONSÁVEL CAU/SP: Thais Borges.

APOIO CAU/SP: Debora Sanchez, Fernanda Simon Cardoso, Renata Ballone