13ª

Ministério do turismo, secretaria especial da cultura e belgo bekaert arames apresentam

Voltar à programação

29 de maio

Travessias fotográficas: exposição Daido Moriyama + 13ª BIA Roteiro 01 - Bixiga: entre-águas (IMS)

Inscrições encerradas.
Ponto de encontro: IMS Paulista - Avenida Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-300.
Exposição

As travessias em parceria entre a 13ª Bienal de Arquitetura e a exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva, organizada pelo Instituto Moreira Salles, têm como objetivo promover aproximações entre a fotografia feita por Moriyama e o olhar para a cidade de São Paulo. A caminhada começa na avenida Paulista, onde a exposição está em cartaz, provocando o olhar para a cidade através da fotografia, com inspirações no pensamento conceitual de Moriyama. Ao longo do trajeto seguinte, os participantes são convidados a conhecer a história do lugar e a criar suas próprias imagens. O bairro do Bixiga concentra importantes cursos d’água como o Saracura e o Itororó. Por se tratar de uma região entre rios, foi marcante a presença dos povos originários na cidade. A memória do Saracura também tem grande relevância porque a sua margem abrigou um quilombo e a escola de samba Vai-Vai. A travessia proposta seguirá o curso dos rios, passando pela região do Teatro Oficina (Parque do Bixiga) até o Vale do Anhangabaú, onde os dois rios desaguam. 

 

CONVIDADOS

Thyago Nogueira Curador e editor. Dirige o departamento de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles e é editor-chefe da revista ZUM. É curador da Exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva, organizada pelo Instituto Moreira Salles.

 

Daniele Queiroz Curadora-assistente de Fotografia Contemporânea no Instituto Moreira Salles. Fundadora da plataforma e grupo de estudos “A história é outra”, que estuda mulheres fotógrafas e metodologias decoloniais de aproximação à imagem. É assistente de curadoria da Exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva, organizada pelo Instituto Moreira Salles.

 

Isabella Santos Mulher negra, que ama viajar sozinha, profissional e pesquisadora do Turismo e idealizadora do projeto SAMPA NEGRA. Busca a relação dos afetos e das memórias negras na leitura de uma nova cartografia da cidade de São Paulo e dos lugares que visita impulsionando o Afroturismo.

 

Coletivo Coletores Formado em 2008 na periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo pelos artistas e pesquisadores Toni Baptiste e Flávio Camargo, tem como proposta pensar as cidades como meio e suporte para suas ações utilizando diferentes linguagens visuais e tecnológicas, discutindo temáticas ligadas às periferias, apagamentos históricos/culturais, assim como o direito à cidade.