El monitoramiento climatico en las investigaciones latino-americanas

Silvia Maciel Savio Chataignier

As pesquisas em mudanças climáticas partem de observações dos fenômenos ambientais e, fundamentalmente, estão baseadas em dados científicos medidos em sítios específicos, indicados em mapeamentos prévios como pontos de interesse especial. O conjunto dessas informações se transforma em conteúdo científico nas mais diferentes áreas de conhecimento, inclusive na arquitetura e no urbanismo. Nossa proposta é destacar a importância do trabalho de campo, como monitoramento da situação climática. Consideramos o monitoramento baseado em metodologias cruzadas. Por consequência, como desdobramento deste conhecimento específico, destacamos as etapas envolvidas nesses processos de pesquisa: o desenvolvimento de dispositivos, sensores; a coleta de dados; as análises posteriores; modelos de dados e propostas baseadas no monitoramento prévio. Pensar o desenvolvimento sustentável engloba a transdisciplinaridade e o trabalho coletivo, sem o qual urbanistas não se aproximariam da complexidade ambiental enfrentada hoje. Convidamos ao debate sobre o monitoramento como parte de uma contribuição consistente e transversal as urgências planetárias.

Apresentações:

A contribuição do monitoramento da Alameda de Talca para o Estudo de Bacia do Río Claro
Sílvia Maciel Sávio Chataignier, Carlos Esse e Rodrigo Santander

O Experimento em Mundo Real (EMR) de Natal
Jean Leite Tavares

Monitoramento microclimático a partir de dados abertos: um estudo de caso no Complexo da Maré (RJ)
Carolina Hartmann Galeazzi

Variabilidade climática e tendências de temperatura, precipitação e radiação solar nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Norte: análise temporal e implicações regionais
Camila Fernanda Aparecida Silva e Márcia Akemi Yamasoe

As pesquisas em mudanças climáticas partem de observações dos fenômenos ambientais
Rodrigo Mendes de Souza

Possibilidades e contradições dos instrumentos urbanísticos e ambientais para o enfrentamento da crise climática em Natal-RN
Sarah de Andrade e Andrade, Ruth Maria da Costa Ataíde, Venerando Eustáquio Amaro e Larissa Nóbrega Sousa

Gratuito

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui.

A seleção será feita por ordem de inscrição.

As inscrições estarão abertas até o inicio da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)