Implantação do projeto: EUA
Desenvolvimento do projeto: Áustria, Letônia, EUA
O clima futuro da nossa cidade ainda não é conhecido. Mas o clima sempre foi e será um companheiro permanente em nossas vidas.
O clima e a água são forças intrinsecamente conectadas que moldam nosso ambiente e influenciam a vida na Terra de maneiras profundas.
O Institute of Weather Modification examina o entrelaçamento da modificação do clima, da engenharia hidrológica e da resiliência urbana na Califórnia. Como as sociedades buscaram manipular condições atmosféricas e hidrológicas—desde as práticas indígenas de manejo da terra até os experimentos de controle do clima do século XX? Que papel as infraestruturas da água—represas, reservatórios, usinas de dessalinização—desempenham quando emparelhadas com intervenções atmosféricas especulativas, como a semeadura de nuvens?
O trabalho em vídeo segue o Aqueduto de Los Angeles e suas extensões—reservatórios, estações de tratamento UV, fontes termais, lagos e estações de semeadura de nuvens—traçando as infraestruturas e paisagens que sustentam a metrópole, ao mesmo tempo que aponta para as controvérsias que as moldaram.
Em última análise, o projeto questiona o que significa construir cidades em diálogo com a própria atmosfera. Se a arquitetura há muito tempo se preocupa em nos abrigar dos elementos, como ela pode agora responder à sua intensificação e manipulação?
Studio Paradox
Atuando entre o documental e o imaginário, Julia Obleitner e Helvijs Savickis trabalham entre instalação, filme e arquitetura. Como fundadores do Studio Paradox, eles abordam condições políticas, ecológicas e urbanas contemporâneas através de uma lente multidisciplinar. Sua prática frequentemente engaja com infraestruturas ocultas ou de larga escala, examinando suas consequências ecológicas, seu papel na formação de trajetórias urbanas futuras e seu entrelaçamento com a memória