Fazenda Bocaina

Arquipélago + Mariana Caires + ITA Engenharia

Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil

O Projeto para a fazenda Terra Nostra previa definir a localização da casa sede, assim como os edifícios de apoio para atividades de uma pequena produção de queijos em um terreno montanhoso. A 1530m de altitude, ao lado do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a amplitude do horizonte e imensa.

Corre no limite do terreno, o rio Paraitinga, ainda cristalino, logo depois de nascer. Esse rio vai em direção a São Paulo e logo se junta ao Paraibuna, quando então passa a se chamar Paraíba do Sul. Acontece que na cidade de Guararema esse rio inverte sua rota e gira para o norte, uma espécie de caminho de volta: o Vale do Paraíba, que separa as cadeias montanhosas da Bocaina e da Mantiqueira e vai ao encontro do Rio de Janeiro.

Desse terreno se observa toda essa geografia, todo o vale e, ao fundo, a próxima montanha, a Mantiqueira. Diante dessa vastidão, decidimos nos ater a uma paisagem específica do lugar, onde acreditamos fazer sentido a construção de uma casa. No meio do capinzal inclinado há uma única arvore, nascida sobre uma rocha, que baliza o desenho da casa.

Pensou-se uma estrutura leve, elevada delicadamente sobre o solo, permitindo que o terreno mantenha seu curso natural e preservando uma leitura contínua do vale. Construída em madeira laminada colada (MLC), a estrutura se conecta ao terreno por meio de uma passarela estreita, posicionada precisamente ao lado da árvore e sua pedra. A presença material da árvore e da rocha introduz uma escala humana à imensidão da paisagem. É por meio desse contraste que o lugar se forma.

A estrutura é de geometria arqueada, referindo-se à esse elemento marcante da paisagem e às curvas de nível naturais do terreno, mas, também, torna-se uma forma inteligente para resistir aos esforços horizontais dos ventos na altitude com o mínimo de consumo de madeira e travamentos metálicos. A paisagem dá forma ao projeto e sua forma é sua estrutura.

Menos madeira significa, também, menos material para ser deslocado até o terreno de difícil acesso: toda a estrutura foi produzida em ambiente controlado de fábrica em colaboração com João Pini e equipe da ITA Engenharia em Madeira, que foram responsáveis pelo projeto estrutural, fabricação e subsequente montagem no local por uma equipe de carpinteiros especializados.

Procuramos captar a essência do lugar de implantação, ao mesmo tempo que introduzimos um evento de alta engenharia em madeira na paisagem rural. Como objeto visto à distância, qualifica-se como uma obra que testa os potenciais espaciais e construtivos da pré-fabricação em estruturas de madeira. Vista de perto, a casa ancora-se em uma pedra existente com o mínimo de interferência no terreno e reconhece na arquitetura local dos casebres de telhas cerâmica e madeira sua linguagem.

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (14.10)

10h – mesa Panorama Urgente! O espaço como ato de permanência

15h – Mini-oficinas de Biomateriais no Lab Vivo [Esgotado]

17h – Mini-oficinas de Biomateriais no Lab Vivo [Esgotado]

18h – Lançamento do Guia “Educação Baseada na Natureza”

NOS PRÓXIMOS DIAS (15 a 19.10)

15.10 | 10h – Por uma Adaptação Antirracista

15.10 | 14h – oficina senseBox:bike : bicicletas e dados com tecnologias abertas

15.10 | 15h – Encontros acadêmicos: Escola da Cidade conversa com os curadores

15.10 | 15h – oficina Ateliê sustentável: jóias e acessórios de plástico reciclado no Lab Vivo [Esgotado]

15.10 | 18h – Assessorias técnicas a comunidades na Bahia

15.10 | 20h – atividade Carrinho Cine Fluxo na Ocupação Mauá

16.10 | 10h – Fórum de Presidentes CAU/SP

16.10 | 15h – Mini-oficinas de Biomateriais no Lab Vivo [Esgotado]

16.10 | 17h – Mini-oficinas de Biomateriais no Lab Vivo [Esgotado]

16.10 | 18h – mesa Reviver o Centro com Eduardo Paes (Prefeito do Rio de Janeiro e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos), Alê Youssef (ex-Secretário de Cultura de São Paulo), Marta Moreira (sócia do escritório MMBB) 

16.10 – atividade Panorama Urgente! Visita ao Complexo Paraisópolis

17.10 | 10h – mesa Ciência Cidadã na Adaptação Climática

17.10 | 14h – mesa Mulheres Negras pelo Clima: fortalecendo as periferias urbanas 

17.10 | 15h30 – mesa Ação e justiça climática territorial

17.10 | 18h – mesa Periferia Viva

18.10 | 10h – mesa Agir para a adaptação climática a partir do Poder Público

18.10 | 10h – oficina Maratona de design para comunicar cidades justas, resilientes e de baixo carbono

18.10 | 14h – mesa Alcançando a descarbonização e a resiliência no ambiente construído

18.10 | 15h – Lançamento Livro Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental

18.10 | 16h – Lançamento da Publicação do II Seminário Emergência Climática e Cidade

18.10 | 18h – Sessão de Encerramento da 14ª BIAsp  –  Caminhos para o futuro

18.10 | 19h30 – Premiação do Concurso Internacional de Escolas na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura 

19.10 | 16h – Deixe a água fluir…Uma homenagem para o arquiteto Kongjiang Yu e para os cinegrafistas Luiz Ferraz e Rubens Crispim 

19.10 | 17h – atividade Panorama Urgente! Visita ao projeto Panorama Lab no Jardim Panorama 

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

A Bienal está aberta até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.