Implantação do projeto: India
Desenvolvimento do projeto: India
Reconstruindo a Resiliência contra Enchentes: Saraswati Vidyalaya, Kelthan
A Saraswati Vidyalaya é uma escola governamental rural extremamente econômica, situada às margens do rio Tansa, que educa 180 alunos do 8º ao 10º ano na aldeia tribal de Kelthan, em Palghar, Maharashtra. Sofrendo com a fúria da natureza, a escola ficou parcialmente submersa nas enchentes de 2019, o que causou danos irreparáveis à sua infraestrutura, tornando-a perigosa para alunos e professores ocuparem o local.
A jornada de Reconstrução da Resiliência começou em 2020, quando os arquitetos, junto com uma ONG local, decidiram intervir por meio de um processo participativo com professores e alunos da escola. Propôs-se que a escola fosse construída em duas fases, garantindo as aulas regulares durante a construção e, ao mesmo tempo, facilitando a captação de recursos.
A escola redesenhada, planejada com extrema sensibilidade ao clima e ao contexto regional, incorpora estratégias solares passivas. Proposta no canto nordeste do terreno de 1 acre (cerca de 4.000 m²), a forma construída ajuda a maximizar o campo de jogos da escola. A escola é elevada sobre palafitas para oferecer a menor resistência possível às águas das enchentes. O primeiro andar da Fase 1 possui três salas de aula bem iluminadas e cross-ventiladas com telhado de iluminação zenital (North-light), junto com uma sala dos professores, um vestiário feminino e banheiros. Essas salas de aula avistam a colina Mandakini e os campos de arroz exuberantes, um deleite visual para os alunos. A cozinha comunitária fica no térreo, servindo refeições diárias aos alunos. O plano térreo elevado tece um espaço social multifuncional, hospedando atividades escolares, reuniões comunitárias, postos médicos e campanhas de conscientização.
Uma paleta de materiais de origem local ajudou a alcançar um custo de construção inacreditável de Rs. 1200 por pé quadrado (aproximadamente US$ 13.5 por pé quadrado), garantindo uma baixa pegada de carbono para a construção. Com uma estrutura de concreto, o corpo desta escola sustentável é construído com tijolos vermelhos cozidos localmente, assentados em ligação Rat-trap (que cria uma câmara de ar dentro da parede). Isso reduz a quantidade de tijolos, ao mesmo tempo que fornece isolamento térmico para as salas de aula. Jalis (treliças) de tijolo em locais estratégicos atuam como filtros visuais e também garantem a flow de brisa. A técnica de laje Filler-Slab foi usada no térreo, na qual discos de barro artesanais locais são inseridos em um padrão de teto livre, reduzindo a quantidade de concreto enquanto adiciona estética vernacular. O piso de pedra indiana reciclada, usando pedras de descarte obtidas gratuitamente de fornecedores locais, foi usado para assentar o térreo, em um padrão inspirado no meandro do rio Tansa. Painéis isolantes puff no telhado garantem que as salas de aula permaneçam termicamente confortáveis durante todo o ano. Painéis solares montados no telhado tornam a escola com balanço energético zero (net-zero), autossuficiente em suas necessidades de energia. A fachada da escola, imaginada como uma interface biofílica, tem vasos verdes como um elemento de design importante, mantidos pelos alunos da escola. O espaço aberto ao redor foi parcialmente usado pelos alunos para cultivar vegetais sazonais, usados nas refeições diárias. Os alunos, junto com seus pais agricultores, contribuíram para a construção através do shramdaan (doação de trabalho), com treinamento prático em técnicas alternativas ministrado pelos arquitetos, agregando habilidades aos locais.
A Saraswati Vidyalaya tornou-se agora um exemplo de como as escolas rurais podem ser repensadas e construídas de forma sensível, econômica e ainda assim esteticamente bela. A Fase 1 gerou um imenso impacto social, com um aumento no número de matrículas, encorajando os pais tribais em situação de vulnerabilidade a exercerem seu direito à educação. Um esforço para elevar e capacitar o local, através do local e com o local.