Öpfelchüechli – Retracing urban memory through food

David Menzi, encounters.biz

Implantação do projeto: Suíça
Desenvolvimento do projeto: Suíça

“Öpfelchüechli” (“Anéis de Maçã Fritos”) é um filme-ensaio de David Menzi que explora a transformação de terras agrícolas suíças em expansão suburbana e a paralela erosão da memória cultural. Central para o filme é a lembrança de um prato da cozinha de sua avó, intimamente ligado às macieiras que outrora rodeavam a casa da família em Volketswil, um subúrbio de Zurique. Como Menzi recorda, “Sempre que sinto o aroma do prato, tenho memórias muito vívidas de colher as maçãs nas terras agrícolas”. Através dessas memórias sensoriais, o filme conecta notas pessoais com questões mais amplas de mudança ambiental e cultural.
Usando imagens aéreas sobrepostas, filmagens encontradas no arquivo familiar e sequências que capturam a paisagem atual, Öpfelchüechli traça como a terra foi transformada em um aglomerado suburbano genérico de postos de gasolina, estacionamentos e desenvolvimentos industriais. O filme cria uma justaposição de diferentes mídias contemplativas que permitem aos espectadores perceber tanto as mudanças na paisagem quanto na memória cultural.
Öpfelchüechli funciona não apenas como uma metáfora para os traços de uma paisagem desaparecida, mas também como uma reflexão sobre o desaparecimento da biodiversidade causado pela expansão urbana. O filme convida o público a refletir sobre sua própria herança e os ambientes que habitam.
O filme foi inspirado e elaborado a partir de conversas sobre “Comida Urbana” com Günther Vogt na ETH Zürich em 2022.
David Menzi (ele/dele, n. 1992) passou um ano colaborando com profissionais além do campo da arquitetura em busca de ambições pós-disciplinares. Ele completou seus estudos de arquitetura em Zurique, Suíça, e Ahmedabad, Índia. Através de sua prática, encontros, Menzi explora questões de construção de lugar, construção narrativa, processos colaborativos e muito mais.

Fique atento, três atividades acontecem antes da abertura da Bienal:

13/09 – atividade associada | oficina Terra em trama (foto ao lado);
15/09 – oficina Imaginando arquiteturas para um mundo quente – módulo 1 (inscrições até 13/09);
17/09 – dois filmes da 1ª sessão da Mostra Cinema, arquitetura e sociedade: Registros de um mundo quente.

(A programação ainda está em processo de inclusão no site; em breve ela estará completa)