Pavilhão protótipo em concreto têxtil TRC + LC3

"EPFL: P. Guaita, R. Baur, D. Fernández-Ordóñez, E. Corres, B. Malchiodi UFBA: S. Ekerman"

Implantação do projeto: Suíça
Desenvolvimento do projeto: Suíça, Brasil, Nicarágua

O Pavilhão Protótipo TRC LC3, construído por estudantes e pesquisadores da EPFL Fribourg, em colaboração com a FAUFBA, desde 2019, serve como prova de conceito para uma extensa pesquisa sobre o potencial estrutural, espacial, tectônico e social do TRC.

O desenvolvimento do Pavilhão Protótipo TRC LC3 investiga e adapta elementos estruturais selecionados desenvolvidos por João da Gama Filgueiras Lima (1932-2014) em ferro-cimento para concreto reforçado com têxtil (TRC) combinado com LC3 (Cimento de Calcário e Argila Calcinada) desde 2022. Esta fusão do conhecimento industrial brasileiro com pesquisas contemporâneas sobre reforço de fibras não corrosivas serve como conceito fundamental para o projeto, fabricação de moldes e fundição de novos elementos esbeltos em concreto reforçado com têxtil, formando a base conceitual do Pavilhão Protótipo TRC LC3. A construção do pavilhão é modular e projetada para fácil desmontagem, visando principalmente testar e demonstrar técnicas de construção inovadoras e sustentáveis.

O Pavilhão TRC LC3 é um passo inicial em direção a sistemas tectônicos adaptáveis, uma abordagem de construção modular que passará por mais desenvolvimentos nos próximos anos, levando a uma nova técnica de construção leve. Esta pesquisa prevê várias explorações e aplicações da construção TRC/LC3 em uma escala mais ampla.

O potencial completo do TRC LC3 como tecnologia para sustentabilidade social será avaliado por meio da análise de seus impactos estruturais, espaciais e sociais como sistema construtivo resiliente no contexto latino-americano, especialmente em áreas com vulnerabilidade social. Esta iniciativa capacitará comunidades locais a participar ativa e autonomamente na construção de suas próprias habitações sociais e instalações comunitárias, usando recursos locais e métodos de produção inovadores, sempre que julgarem necessário.

Consequentemente, o Pavilhão TRC LC3 serve como mensageiro para promover o TRC e o LC3 como materiais leves social e ambientalmente sustentáveis, transmitindo a ideia de industrialização viável tanto na América Central quanto na América Latina, adequada para aplicações em habitação social, desenvolvimento urbano e programas de reciclagem.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.