Pavilhão protótipo em concreto têxtil TRC + LC3

"EPFL: P. Guaita, R. Baur, D. Fernández-Ordóñez, E. Corres, B. Malchiodi UFBA: S. Ekerman"

Implantação do projeto: Suíça
Desenvolvimento do projeto: Suíça, Brasil, Nicarágua

O Pavilhão Protótipo TRC LC3, construído por estudantes e pesquisadores da EPFL Fribourg, em colaboração com a FAUFBA, desde 2019, serve como prova de conceito para uma extensa pesquisa sobre o potencial estrutural, espacial, tectônico e social do TRC.

O desenvolvimento do Pavilhão Protótipo TRC LC3 investiga e adapta elementos estruturais selecionados desenvolvidos por João da Gama Filgueiras Lima (1932-2014) em ferro-cimento para concreto reforçado com têxtil (TRC) combinado com LC3 (Cimento de Calcário e Argila Calcinada) desde 2022. Esta fusão do conhecimento industrial brasileiro com pesquisas contemporâneas sobre reforço de fibras não corrosivas serve como conceito fundamental para o projeto, fabricação de moldes e fundição de novos elementos esbeltos em concreto reforçado com têxtil, formando a base conceitual do Pavilhão Protótipo TRC LC3. A construção do pavilhão é modular e projetada para fácil desmontagem, visando principalmente testar e demonstrar técnicas de construção inovadoras e sustentáveis.

O Pavilhão TRC LC3 é um passo inicial em direção a sistemas tectônicos adaptáveis, uma abordagem de construção modular que passará por mais desenvolvimentos nos próximos anos, levando a uma nova técnica de construção leve. Esta pesquisa prevê várias explorações e aplicações da construção TRC/LC3 em uma escala mais ampla.

O potencial completo do TRC LC3 como tecnologia para sustentabilidade social será avaliado por meio da análise de seus impactos estruturais, espaciais e sociais como sistema construtivo resiliente no contexto latino-americano, especialmente em áreas com vulnerabilidade social. Esta iniciativa capacitará comunidades locais a participar ativa e autonomamente na construção de suas próprias habitações sociais e instalações comunitárias, usando recursos locais e métodos de produção inovadores, sempre que julgarem necessário.

Consequentemente, o Pavilhão TRC LC3 serve como mensageiro para promover o TRC e o LC3 como materiais leves social e ambientalmente sustentáveis, transmitindo a ideia de industrialização viável tanto na América Central quanto na América Latina, adequada para aplicações em habitação social, desenvolvimento urbano e programas de reciclagem.

Fique atento, três atividades acontecem antes da abertura da Bienal:

13/09 – atividade associada | oficina Terra em trama (foto ao lado);
15/09 – oficina Imaginando arquiteturas para um mundo quente – módulo 1 (inscrições até 13/09);
17/09 – dois filmes da 1ª sessão da Mostra Cinema, arquitetura e sociedade: Registros de um mundo quente.

(A programação ainda está em processo de inclusão no site; em breve ela estará completa)