Santa Tereza

sauermartins

Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil

o território santa tereza corresponde a uma zona urbana predominantemente residencial com densidades variadas que se caracteriza pela topografia acidentada.

parte de seu território se destaca por uma vista privilegiada para o guaíba, o delta do jacuí e para a cidade, especialmente para a orla, o parque marinha do brasil e o centro histórico de porto alegre.

uma condição única de aproximação com a água e com a beleza natural da região.
como ocorre em inúmeras metrópoles, a topografia configura um limite natural para a expansão da ocupação urbana intensiva da cidade consolidada. no caso do morro santa tereza, a comunidade se desenvolveu em áreas de interface entre cidade formal e informal, apresentando setores com ocupações territoriais precárias e vulneráveis.

a fragilidade social e o desequilíbrio urbano, que atualmente marcam o território, demandam intervenções capazes de olhar para este contexto e buscar elementos de valorização do existente.

desta forma, como ponto principal do projeto está uma busca em atribuir visibilidade às comunidades, e revelar estes espaços públicos para o restante da cidade posicionado as pequenas intervenções de forma sutil, mas de modo que possam ser identificadas à distância, desde a orla do guaíba.

esforços no sentido de diminuir distâncias e transformar o formal e informal em uma só cidade.

essa premissa se traduz em uma estratégia de projeto: uma oportunidade de construir elementos marcantes e permanentes, afirmando uma identidade comum a esta rede de espaços públicos.

as áreas públicas e comunitárias definidas se destacam pelo potencial transformador da paisagem e enfatizam a importância dos espaços de centralidade e encontro.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)