Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil
Entre 2021 e 2023, uma equipe multidisciplinar liderada por arquitetos paisagistas elaborou três projetos de parques para a Zona Norte carioca: Parque Inhaúma (47.000 m²), Parque Costa Barros (28.350 m²) e Parque Pavuna (14.434 m²), este último construído e inaugurado em 2024. Situados em bairros marcados por baixos índices de desenvolvimento social, os projetos compartilham programas, conceitos e desafios orçamentários similares, concebidos em diálogo com as demandas da gestão municipal e lideranças comunitárias para se tornarem equipamentos públicos verdes e abertos, ancorando áreas de convivência, lazer e aprendizado.
No Parque Carioca Pavuna, uma escultura de 22 metros de altura evoca as raízes do manguezal, de onde jorram jatos d’água durante o dia e feixes de luz à noite. Adjacentes à área molhada, superfícies de areia reinterpretam os usos da paisagem litorânea, já tão querida pelos cariocas. No Parque Inhaúma, às margens do Rio Timbó, extensos jardins drenantes auxiliam na detenção e infiltração das águas para mitigar alagamentos em eventos climáticos extremos. No Parque Costa Barros, o programa esportivo se expande para espaços residuais do entorno imediato, transformando em borda porosa uma fronteira que hoje é intransponível.
Através dos pilares contemporâneos da Arquitetura da Paisagem, o equilíbrio entre preexistências abióticas, atenção à camada vegetal e programa versátil conferem aos três parques projetados uma identidade única. O resultado se alinha aos princípios da justiça climática ao promover a ampliação da oferta de espaços livres de qualidade, atuando na regeneração ambiental e resiliência urbana de territórios cariocas historicamente negligenciados pelo poder público.