UCCA Dune Art Museum

OPEN Architecture | LI Hu + HUANG Wenjing

Implantação do projeto: China
Desenvolvimento do projeto: China

Construindo na Natureza
Escondido sob uma duna na Baía de Bohai, o Museu de Arte da Duna, projetado pela OPEN Architecture, retorna às formas primais e atemporais do espaço e responde diretamente ao seu local à beira-mar, dotado de um ecossistema delicado.

Quando foram convidados a projetar um edifício à beira-mar, os arquitetos da OPEN souberam imediatamente que esta era uma oportunidade rara. Eles estavam profundamente preocupados com os atos negligentes de destruição de dunas para empreendimentos imobiliários com vista para o mar, que frequentemente aconteciam na China naquela época, cientes de como as dunas são críticas para o meio ambiente.

A decisão de construir o museu dentro da duna foi, portanto, intencional. Graças à existência do museu, esta extensão de duna foi finalmente preservada, em vez de destruída para a especulação imobiliária. Após a conclusão da estrutura, a areia foi restaurada sobre a envoltória do edifício, e arbustos e árvores locais foram replantados. O museu foi inaugurado em outubro, e até o junho seguinte — apenas um inverno e uma primavera depois — a vegetação havia crescido completamente. Desde então, o museu “desapareceu” efetivamente em uma coexistência harmoniosa com a natureza.

Aqui, o ato consciente de construir torna-se proteção em vez de destruição, indicando uma mentalidade diferente nas práticas climáticas e no engajamento arquitetônico com a natureza.

Envolvidas pela areia, as galerias interconectadas e de formas orgânicas do museu inspiram-se em cavernas naturais. Uma série de espaços contíguos, semelhantes a células, abrigam galerias de diferentes tamanhos, um café e alguns espaços auxiliares. Aberturas enquadram a vista do céu e do mar em constante mudança, permitindo que os visitantes vivenciem a paisagem como parte da arquitetura.

As muitas claraboias do edifício, cada uma com orientação e tamanho diferentes, fornecem luz natural cuidadosamente calibrada ao longo do ano. Seu telhado coberto de areia reduz significativamente a carga térmica, enquanto um sistema de bomba de calor geotérmica de baixa energia e zero emissão substitui o ar-condicionado tradicional.
Sobre a OPEN:

A OPEN é um escritório de arquitetura que colabora entre diferentes disciplinas para praticar projetos arquitetônicos, urbanos, paisagísticos e de interiores. Também pesquisamos e desenvolvemos estratégias de design no contexto dos desafios sem precedentes que nossa geração e as futuras enfrentam.

A OPEN foi fundada por LI Hu e HUANG Wenjing na cidade de Nova York e estabeleceu seu escritório em Pequim em 2008. Alguns de seus principais projetos incluem: Sun Tower, Shanfeng Academy, Chapel of Sound, Shanghai Qingpu Pinghe International School, UCCA Dune Art Museum, Tank Shanghai, Pingshan Performing Arts Center, Tsinghua Ocean Center, Garden School/Beijing No.4 High School Fangshan Campus e Gehua Youth and Cultural Center.

E abrindo o nosso Fórum de Debates, amanhã (19/09) teremos:

13h30 – debate entre China e Brasil no China architecture exhibition day

18h – conferência de abertura com Kongjian Yu (China), criador do conceito de Cidades esponja

E tem muito mais! Oficinas, atividades, palestras, exposição. Participe! É tudo gratuito

(A programação e os projetos ainda estão em processo de inclusão no site; em breve estará completo)