Quando o Brasil Era Moderno é o novo documentário do diretor Fabiano Maciel. Distribuído pela O2 Play e muito elogiado durante a 30ª edição do festival É Tudo Verdade, um dos mais importantes eventos cinematográficos do país, recebeu menção honrosa do júri por sua extensa e profunda pesquisa. Segundo os jurados, o longa-metragem faz uma contundente leitura da história brasileira, tendo a arquitetura como o fio condutor de inúmeras disputas políticas e estéticas travadas no país ao longo do século XX.
Hoje, a arquitetura moderna brasileira é considerada como uma das mais revolucionárias e ousadas do período, tendo influenciado gerações de arquitetos no mundo todo. Mas no começo dos anos 1930, a escolha de um estilo arquitetônico significava também a escolha de um projeto para o país. O estilo arquitetônico vencedor, iria determinar também o rumo das artes plásticas, da educação, da saúde e do modelo social que se queria para a nação. E a disputa não foi exatamente amistosa. Muito pelo contrário. Foram travadas inúmeras batalhas em gabinetes de governo, em universidades e, principalmente, nos jornais e nas revistas do país, onde a troca de acusações era constante. Simbolicamente, pode-se dizer que a guerra começou em 1935, com o concurso para a escolha do projeto da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio, e teve seu auge com a inauguração de Brasília, em 1960.
Com produção da Ocean Films, investimento do BB Asset Management e recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, Quando o Brasil Era Moderno mostra como o país abriu mão de um projeto de excelência, que se dissipou diante dos descaminhos históricos. Abriu mão de um projeto de vanguarda- e em muitos aspectos, utópico- para mais uma vez, se acomodar nas lamacentas e escuras areias do passado.
Gratuito
Inscrições
As inscrições devem ser feitas aqui.
A seleção será feita por ordem de inscrição.
As inscrições estarão abertas até o inicio da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.