Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil
Formosa Hi-Fi é um bar de audição de música em alta fidelidade, localizado em uma galeria subterrânea que integra o conjunto do Viaduto do Chá, construído na década de 30 e hoje protegido pelos órgãos de preservação. O projeto, elaborado em parceria com o escritório Acústica e Sônica, teve como partido a integração entre acústica, arquitetura e patrimônio.
O espaço tem acesso por uma galeria subterrânea que atravessa a Rua Xavier de Toledo. Também tem abertura para a fonte dos suspiros, junto a escadaria que faz a passagem do Teatro Municipal para o Vale do Anhangabaú. Nesse local, o espaço do Formosa se amplia para fora, com uma perspectiva urbana extraordinária.
Todo o ambiente foi revestido com painéis de acústicos de madeira, que preservam as paredes originais de mármore e tem desenho inspirado no padrão das portas e janelas de serralheria existentes. Na área do bar e DJ, o mesmo painel recebe nichos iluminados para a exposição dos discos de vinil.
Para o forro foi pensado um plano iluminante. As luminárias estão conectadas a um sistema de automação que permite infinitas combinações de iluminação que podem ser sincronizadas com a música.
O bar e a área do DJ foram posicionados em fita, aproveitando um balcão existente, de frente para o salão, conservando seu espaço amplo. Atrás do painel de madeira há um corredor de serviços, onde estão geladeiras, estoques, equipamentos etc. As áreas de cozinha, bar e sanitários possuem piso elevado para evitar intervenções no piso existente. O único banheiro existente foi reformado e adaptado para receber um banheiro acessível em nível.
Todas as instalações elétricas, hidráulicas e de climatização foram atualizadas. As novas instalações passam aparentes pelo teto, mas são quase imperceptíveis pois passam acima do plano de luminárias.
Metrópole Arquitetos
Em duas décadas de existência, o Metrópole_arq é responsável por projetos que estão presentes na cena cultural do país, sendo eles públicos ou privados e de diferentes escalas. O escritório atua com ênfase em expografia e preservação de patrimônio cultural e seus atuais sócios, Anna Helena Villela, Silvio Oksman e Ana Paula Pontes, participam ativamente, em conjunto e/ou individualmente, de projetos desenvolvidos em museus e espaços culturais em todo o Brasil.
Acústica e Sônica
Acústica & Sônica, fundada em 1962, atua em áreas inter-relacionadas como acústica, controle de ruído, áudio e vídeo, iluminação cênica, tecnologia de palco e planejamento espacial. Desde 2001, mantém parceria permanente com a empresa norte-americana Akustiks (South Norwalk, CT), com projetos realizados nas Américas, Europa, África e Ásia. A equipe tem ampla experiência em edifícios históricos e culturais, com destaque para a Sala São Paulo, Sala Cecília Meireles, Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, Praça das Artes, Teatro Cultura Artística, Teatro Castro Alves, David Geffen Hall (Nova York), Teatro Amira de la Rosa (Colômbia) e o Convento do Carmo (Salvador), entre outros.
LOCAL:
São Paulo, 2025
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
Acústica e Sônica e Metrópole Arq
EQUIPE METROPOLE ARQ:
Silvio Oksman, Anna Helena Villela,
Camila Vasconcelos, Lia Soares,
Eric Dick, Fabiana Costa.
EQUIPE ACÚSTICA E SÔNICA:
José Augusto Nepomuceno, Julio Gaspar e Julia Batista
GERENCIAMENTO E INSTALAÇÕES:
100 Engenharia, Tatiana Bianchi e Rosana Nakano
CONSTRUÇÂO: Lar Engenharia
AUTOMAÇÃO: Taboada Elétrica e Automação
LUMINOTÉCNICA: Lux Projetos
MOBILIÁRIO: Faher
FOTOGRAFIA: Dandara Bettino
ÁREA: 940 m²