“Perceber não é observar de fora um mundo estendido diante de si, pelo contrário, é entrar num ponto de vista, assim como simpatizamos. Percepção é participação.” (Lapoujade)
Durante uma semana, o workshop propõe um exercício de atenção e escuta às paisagens e territórios do parque do Ibirapuera. Observaremos formas, padrões, texturas e gestos, em busca das gramáticas da natureza expressas em seus seres, materiais e processos.
Apontaremos nossas investigações ao ínfimo. Utilizaremos no processo a cartografia como método vivo de pesquisa e registro. Ao traçar linhas, anotar percepções e reconhecer repetições, abrimos espaço para traduzir observações em materialidades provisórias. Essa prática se alimenta de referências de arte contemporânea, de noções de site specific e de exercícios de coletivização, costurando uma reflexão sobre como criar beleza em diálogo com o território.
Com a mentoria de Jane Hall e de Vitor Barão, o grupo reunirá percepções e atravessamentos através da criação de um objeto estético. Experimentaremos formas de expressão que emergem do encontro entre paisagem, corpo e grupo.
Jane Hall é autora e membro fundadora da Assemble, coletivo britânico de arquitetura vencedor do Turner Prize. Pesquisadora no Royal College of Art, é autora do estudo pioneiro Breaking Ground: Architecture by Women (Phaidon, 2019), no qual discute a contribuição historicamente negligenciada das mulheres para a arquitetura. Em seu livro mais recente, Woman Made (Phaidon, 2021), Jane compartilha o que aprendeu sobre as melhores designers do mundo, ampliando a visibilidade do trabalho de mulheres na história do design e da arquitetura.
Vitor Barão é biólogo pela USP e Mestre em Ciências pelo Depto. de Botânica do IB-USP, fotógrafo e cozinheiro autodidata, atua como artista multidisciplinar entre as linguagens da arte, ciência, cozinha e tecnologia. É consultor em biomimética e assessor para projetos de arte e tecnologia além de professor da graduação em design do Istituto Europeu di Design com a disciplina “Biodesign”. É maker, com experiências em invenção de dispositivos para cenografia, empresas e produtos, e em educação mão na massa em diversas escolas.
Programação:
29/setembro (segunda-feira): IED São Paulo – 9h às 11h40
30/setembro (terça-feira): Bienal na Oca | Ibirapuera – 10h às 12h40
01/outubro (quarta-feira): Bienal na Oca | Ibirapuera – 10h às 12h40
02/outubro (quinta-feira): Bienal na Oca | Ibirapuera – 10h às 12h40
03/outubro (sexta-feira): Bienal na Oca | Ibirapuera – 10h às 12h40
Carga horária total: 15 horas
A atividade tem apoio do IED-SP e do British Council.
Gratuito
Inscrições:
São poucas vagas abertas ao público. Inscreva-se e aguarde a confirmação por e-mail.
Inscrições: