Reviver o Centro

Com Eduardo Paes (Prefeito do Rio de Janeiro e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos), Alê Youssef (ex-Secretário de Cultura de São Paulo), Marta Moreira (sócia do escritório MMBB). Mediação de Raquel Schenkman (presidente do IABsp)

Diante da necessidade de cumprimento de uma agenda dedicada à ação climática e voltada aos objetivos de desenvolvimento sustentável, a mesa pretende apresentar programas e projetos que vêm sendo realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo e que encontram-se em exposição nesta 14ª Bienal Internacional de Arquitetura. A partir do tema “reviver o centro”, são iniciativas que buscam a ativação de espaços existentes e o cuidado com as pessoas e o público que vive cotidianamente esses espaços nas áreas centrais. Os projetos apresentados tem como foco propor a recuperação urbana e de estruturas existentes que estavam fechadas, e garantir seu restauro, sua transformação, ou “retrofit” e sua reinserção urbanística. Chave para a implantação de bons projetos, a atuação conjunta e a colaboração entre poder público, setor empresarial e arquitetura e urbanismo são essenciais.

Como convidados da mesa estarão presentes o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, (entidade que representa mais de 415 cidades) o Prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes eleito para o biênio 2025/2027, que se encontra com o ex-secretário de Cultura da Cidade de São Paulo e produtor cultural Alê Youssef, um dos responsáveis pelo recém-inaugurado projeto de recuperação da Galeria Formosa, sob o viaduto do Chá, e com a arquiteta Marta Moreira, sócia do escritório de arquitetura MMBB, vencedor do recente concurso voltado ao reuso do antigo prédio que foi do Mapping no centro de São Paulo, para o Sesc Galeria, concurso este promovido pelo Sesc e organizado pelo IAB-SP. A condução da mesa será feita com a mediação da presidente do IAB-SP, a arquiteta Raquel Schenkman.

Gratuito

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas aqui.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (10.10)

14h30 – mesa Periferia Sem Risco no contexto de mudanças climáticas

16h – mesa Conhecer para Transformar: Planos Comunitários de Redução de Risco e Adaptação Climática

18h30 – mesa Adaptação inclusiva: Soluções Baseadas na Natureza nas Periferias

9h – Oficina desenho: a arquitetura de Oscar Niemeyer no Parque Ibirapuera e o desafio climático

NOS PRÓXIMOS DIAS (11 a 14.10)

ATENÇÃO a mesa Palmas: Há 36 anos, a capital ecológica do Tocantins que seria realizada no dia 11.10 | 19h foi cancelada.

11.10 e 12.10 | 9h – oficina Inventa(rio) Fronteiras: Jogando por cidades multiespécies

11.10 | 10h – oficina Maleta pedagógica Elémenterre

11.10 | 11h – mesa Aprendendo a habitar o antropoceno: a crise da arquitetura

11.10 | 14h – mesa Architecture for Learning and Civic Use

11.10 | 15h – mesa Culture and Public Architecture

11.10 – 15h – oficina Maleta pedagógica Elémenterre

11.10 | 16h – mesa Reconnecting with Nature & Circular Design

11.10 | 17h – mesa Architecture of Belonging: Interpreting Heritage Through Place

12.10 | 10h – mesa Vivência: Refúgios Climáticos e Espaços Públicos Naturalizados, com Ecobairro

12.10 | 10h30 – mesa Infâncias e Clima: Justiça Climática em Territórios Vulneráveis

12.10 | 10h30 – Oficina de Birutas com o Coletivo Flutua 

12.10 | 15h – mesa Fazer muito com pouco: arquiteturas para um planeta em transição com Esteban Benavides do escritório Al Borde

12.10 | 16h30 – mesa Terra – construindo um futuro sustentável e democrático 

12.10 | 18h – mesa Viver Com – Pavilhão da França na Bienal de Veneza e AJAP – Álbuns de Jovens Arquitetos e Paisagistas

13.10 – atividade Ação Pantanal no IABsp

14.10 | 10h – mesa Panorama Urgente! O espaço como ato de permanência

14.10 | 18h – Lançamento do Guia “Educação Baseada na Natureza”

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

E tem muito mais até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.