Sobre o IABsp

Sobre o IABsp

O IABsp é o Departamento de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil.

Instituição de arquitetos dedicada à valorização da cultura arquitetônica, o IABsp, nos seus mais de 80 anos de atuação, se consolidou como uma voz de peso no debate público, trabalhando para qualificar discussões sobre arquitetura e urbanismo. Sua atuação inclui a representação em conselhos governamentais de política urbana e a realização de exposições, debates e eventos culturais.

A gestão 2023-2025 propõe reafirmar a especificidade do campo da arquitetura e do urbanismo frente sua necessária ampliação e reelaboração crítica. Busca responder aos desafios contemporâneos com um compromisso renovado com a inclusão, a sustentabilidade, a descolonização das práticas profissionais e o fortalecimento do diálogo democrático.

Sobre a Bienal

A Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIAsp) é um dos principais eventos de arquitetura e urbanismo do Brasil e um dos mais relevantes no cenário internacional. Organizada pelo Departamento de São Paulo (IABsp) do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Bienal tem sido, desde sua primeira edição em 1973, um espaço fundamental para a reflexão, experimentação e debate sobre os desafios contemporâneos da arquitetura, do urbanismo e da vida nas cidades.

A BIAsp promove exposições, palestras, workshops, intervenções urbanas e atividades culturais que exploram temas como sustentabilidade, inclusão social, patrimônio cultural, direito à cidade e novas práticas arquitetônicas. O evento busca envolver não apenas arquitetos e urbanistas, mas também estudantes, pesquisadores e a sociedade em geral, estimulando o intercâmbio de ideias e experiências sobre o impacto da arquitetura no cotidiano das pessoas.

A cada edição, a Bienal se reinventa, trazendo abordagens e curadorias que dialogam com as questões mais prementes da atualidade. Dessa forma, reafirma o papel da arquitetura como campo essencial de construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis, promovendo um olhar crítico e propositivo sobre o futuro dos espaços urbanos.

Sobre o IAB

O Instituto de Arquitetos do Brasil, fundado em 1921, é uma entidade sem fins lucrativos, de livre associação e está presente em todas as regiões do país por meio de seus departamentos estaduais. Debate e produz ações de referência sobre as políticas de habitação, saneamento, ambiental, urbanística, ordenamento territorial e de preservação do patrimônio cultural. Atua na divulgação da arquitetura brasileira por meio de concursos, mostras e premiações, com destaque para a Bienal de Arquitetura de São Paulo e os congressos brasileiros de arquitetos.

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (18.10)

10h - mesa Agir para a adaptação climática a partir do Poder Público

10h - oficina Maratona de design para comunicar cidades justas, resilientes e de baixo carbono

14h - mesa Alcançando a descarbonização e a resiliência no ambiente construído

15h - Lançamento Livro Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental

16h - Lançamento da Publicação do II Seminário Emergência Climática e Cidade

18h30 - Sessão de Encerramento + Premiação do Concurso Internacional de Escolas da 14ª BIAsp 

AMANHÃ (19.10)

16h - Deixe a água fluir…Uma homenagem para o arquiteto Kongjiang Yu e para os cinegrafistas Luiz Ferraz e Rubens Crispim 

17h - atividade Panorama Urgente! Visita ao projeto Panorama Lab no Jardim Panorama 

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

A Bienal está aberta até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.