Ação Pantanal

Afonso Celso Vanoni de Castro

Ação Pantanal consiste na apresentação dos projetos e atividades desenvolvidos em bairros localizados na bacia do rio Tietê na zona leste de São Paulo (Vila Nova União, Jardim Lapenna e Jardim Helena), conhecidos em conjunto como Pantanal, área sujeita a inundações periódicas e objeto de diversos projetos da gestão pública. Retoma um projeto elaborado inicialmente por ZL Vórtice, coordenado por Nelson Brissac, agora em parceria com professores da FAU e da EE Mackenzie, com a coordenação de Afonso Castro.

Manhã

Balanço das visitas a União de Vila Nova, Jardim Lapenna e Jardim Helena – Afonso Castro (FAU Mackenzie), Denis Neves, Mari Anna (ArqCoop+), Nelson Brissac (ZL Vórtice)
Práticas comunitárias e políticas públicas
Hermes de Souza, Passarinho, Paulo Santiago (NUA), Marcos Almeida, (CDC Jardim Helena),
CPI das Enchentes do Jardim Pantanal – Marina Bragante (REDE)
Demonstração – Orterprem / Blocos e pisos intertravados de concreto
Exibição dos vídeos de registro das visitas ao Pantanal, realizados pela oficina É da Quebrada, do NUA.

Tarde

Propostas tecnológicas – Urbanização, drenagem e manejo de água
Pavimento permeável sem infiltração no solo – Afonso Virgillis, Bruno Pecini (EE Mackenzie), Luciano A. da Silva (Univ. São Judas).
Arnaldo de Melo – Desenho de calçadas com os moradores.
Sistemas de monitoramento – Daniel Gatti (PUC SP)
Propostas para o Jardim Pantanal – Riciane Pombo (Guajava – Arquitetura e paisagem)
Políticas públicas para o Jardim Pantanal – Jefferson Tavares (IAU USP)

Lançamento do livro A água e o piso, de Nelson Brissac

IABsp – Rua Bento Freitas, 306

Gratuito

Para dúvidas entre em contato pelo email: acaopantanal@gmail.com

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.