3

Adaptar

Leticia Grappi, Ruína Arquitetura e José Fernando Gómez

Os Envolvimentos promoveram uma abertura de diálogo com movimentos sociais e territórios diversos, convergindo na exposição da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que acontece de 18 de setembro a 19 de outubro, na OCA, no Parque Ibirapuera. Arquitetos e lideranças das aldeias, dos terreiros, das ribeiras e das periferias investigaram juntos arquiteturas para habitar um mundo quente em debates que aprofundaram as ideias centrais da exposição.

Foram convidados para dialogar atores envolvidos em projetos realizados em diversas territorialidades e contextos que elaboram questões como o convívio com as águas e inundações, a salvaguarda do patrimônio, a proteção e o manejo sustentável da floresta, a agricultura urbana, os mecanismos de viabilização de modos de vida de baixo impacto ambiental e o reconhecimento da natureza como sujeito de direitos. São modos de habitar, construir, perceber, participar e transformar o território.

3º Envolvimento – Adaptar

O terceiro encontro discute o uso de biomateriais e resíduos para fortalecer a autonomia e o saber local. Também aborda a capacitação comunitária e a influência dos contextos rurais e urbanos nas práticas de construção.

Convidados:

Leticia Grappi
Salvador, BA, Brasil

Arquiteta pela UFBA, busca trabalhar com projetos e obras de baixo impacto ambiental. Arquiteta responsável pela construção de uma escola e biblioteca no Assentamento João Amazonas, em Ilhéus (BA). Compôs a coordenação do Congresso TerraBrasil 2024, foi conselheira da Rede TerraBrasil de 2022 a 2024, revisora técnica do livro Manual de Construção com Terra, do Gernot Minke, co-criadora do mapadaterra.org e criadora do grupo Mulheres na Bioconstrução.

Ruína Arquitetura
São Paulo, SP, Brasil

Ruína Arquitetura é um estúdio premiado com sede em São Paulo, Brasil, que se destacou pelo foco no contexto local e no baixo impacto ambiental. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu projetos arquitetônicos para diferentes escalas e demandas, além de laboratórios de pesquisa e atividades educativas centrados no reúso de materiais e resíduos de construção. Em 2024, o escritório encerrou suas atividades, dando origem a duas iniciativas independentes: Anonima Arquitetura e Julia Peres.co.

José Fernando Gómez
Natura Futura
Babahoyo, Equador

Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Guayaquil. Fundador do Natura Futura Arquitectura, que desenvolve projetos com foco social e uso de materiais e técnicas locais. Entre eles, destaca-se o desenvolvimento de estruturas flutuantes em áreas inundáveis, de hortas a moradias, unindo saberes tradicionais e inovação para fortalecer comunidades rurais e periféricas frente às mudanças climáticas.