Agir para a adaptação climática a partir do Poder Público

Tainá de Paula (Prefeitura do Rio de Janeiro), Tamires de Oliveira (Prefeitura de São Paulo), Cecilia Sá (MinC), Rafael Passos (Iphan-RS), Flávio Tavares (SNP), Thiago Reis (Secult-Bahia). Mediação Raquel Schenkman (Presidente IABsp e arquiteta da SMC - PMSP)

A responsabilidade do poder público diante do enfrentamento da crise climática é, sem dúvida, fundamental para garantir a justiça climática e cidades mais verdes, adaptadas e resilientes. Este é o tema da mesa que convida gestores públicos formados em arquitetura e urbanismo e que atuam em diferentes órgãos e áreas e instâncias de governo. São lideranças que contribuem e atuam nas diversas pastas na gestão pública pelo país, e no poder executivo, que falarão sobre os programas e trabalhos que vêm acompanhando no último ano.

São convidados a contar suas experiências e desafios a arquiteta Tainá de Paula, vereadora eleita no Rio de Janeiro e atualmente Secretária Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro; Tamires Carla de Oliveira, arquiteta e Chefe de Gabinete da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo; Cecilia Gomes de Sá, arquiteta e Subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais no Ministério da Cultura em Brasília; o arquiteto Rafael Passos, Superintendente do IPHAN no Rio Grande do Sul e ex-presidente do IAB-RS; o arquiteto Flávio Tavares, que foi Secretário no município de Conde na Paraíba e atualmente coordena o Programa Nacional “Periferia Viva” no Ministério das Cidades; e Thiago Reis, arquiteto e diretor na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A mesa terá a mediação de Raquel Schenkman, Presidente IABsp, arquiteta na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e ex-diretora do Departamento do Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo.

Gratuito

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas aqui.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)