Arborização na mitigação e adaptação climática das cidades: novos paradigmas

Rubens do Amaral

Como intervir nas cidades para que a natureza protagonize o bem-estar no meio urbano? Preservar florestas e reflorestar as cidades exige incorporar radicalmente o fluxo de carbono e a biodiversidade nas cidades como estratégia para formar microclimas resilientes. Esta sessão propõe reflexões sobre como configurar florestas urbanas multifuncionais e multiescalares, constituindo redes de infraestrutura verde, capazes de intensificar serviços ecossistêmicos essenciais – como produção primária, ciclo de nutrientes e formação dos solos. A ausência desses serviços nas cidades se traduz em ilhas de calor, alagamentos e desastres, frutos do distanciamento entre urbanismo e ecologia. Unir esses dois campos é essencial, considerando perspectivas sobre planejamento e manejo da vegetação urbana e do solo ao longo do sistema de espaços livres. O objetivo é inspirar novos paradigmas de arborização urbana que promovam o bem-estar e fortaleçam a resiliência climática a partir da integração entre a floresta de cima e a floresta de baixo.

Apresentações:

Miradas y reflexiones para la renaturalización del territorio y paisajes de Iquitos
Moisés Porras

Arborização na mitigação e adaptação climática das cidades: novos paradigmas
Rubens do Amaral

Abrigo-manifesto: microarquitetura para grandes rupturas
Clarisse Jacobi Brahim do Vale, Giulia Teixeira da Silva Botelho, João Victor Mello Mansur Moreira e Pedro Barbosa de Souza

Permacultura urbana: ensaio de transformação da cidade
Sabrina Hennemann

Urban forest acupuncture: housing as climate and community repair
Luciana Varkulja e Nastassja Lafontant

Gratuito

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui.

A seleção será feita por ordem de inscrição.

As inscrições estarão abertas até o inicio da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)