Ateliê sustentável: jóias e acessórios de plástico reciclado

Marcix Basso, Leonardo Sbampato e Vinicius Santos

Como parte da programação de mini-oficinas do IED São Paulo no Lab VIVO durante a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, teremos uma atividade mão na massa promovida pela Rede Fab Lab Livre SP da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia voltada à criação de artefatos a partir plástico reciclado.

Será uma oportunidade de discutir reuso, circularidade, design e cultura maker como possíveis respostas social e ambientalmente responsáveis diante da urgência climática, tema central da Bienal nesta edição.
Esta oficina será ministrada pelxs técnicxs Marcix Basso, Leonardo Sbampato e Vinicius Santos.

Os participantes serão convidados a explorar o universo dos plásticos, destacando tanto sua versatilidade e potencial criativo, quanto os desafios e impactos ambientais associados ao seu uso. Ao longo do encontro, busca-se desconstruir estigmas relacionados ao material, evidenciando possibilidades de transformação e ressignificação de resíduos plásticos. Na etapa prática, os participantes serão orientados a criar peças e acessórios únicos, a partir da reutilização destes materiais, promovendo consciência ambiental integrada à expressão artística.

Vagas: 20 [ESGOTADO]

Tempo de duração: 60 minutos

Local: Pavilhão da Oca | 1º andar | Lab Vivo

Gratuito

Inscrições:

A oficina teve uma alta procura e todas as vagas foram preenchidas, por isso o formulário de inscrição foi encerrado.

Pedimos que os inscritos sigam as orientações enviadas por email.

Caso haja alguma vaga remanescente no momento da oficina as pessoas que comparecerem no local poderão participar dentro do limite de 20 vagas.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.