Atreeum

Meixner Schlüter Wendt

Implantação do projeto: Alemanha
Desenvolvimento do projeto: Alemanha

Edifício de Escritórios ATREEUM – Um oásis de trabalho no distrito de Ostend, em Frankfurt
O edifício de escritórios Atreeum, na Hanauer Landstrasse, em Frankfurt, está localizado em uma área comercial histórica com um adensamento em quarteirão perimetral típico de edifícios de tijolos aparentes. O objetivo é que o novo edifício de escritórios surja de seu entorno, integrando-se contextualmente e, ao mesmo tempo, criando um ambiente de trabalho sustentável e futuro-proof por meio de uma nova estrutura que integra a natureza ao espaço de vida e trabalho.

As diferentes alturas existentes dos edifícios do entorno são incorporadas por meio de alturas escalonadas diferenciadas. Isso confere à estrutura escultural um desenvolvimento de altura em degraus que cria pontos urbanos altos nos cantos e, simultaneamente, permite uma iluminação otimizada dos pátios. Estes pátios são conectados ao espaço urbano por grandes passagens de dois pavimentos.

A pele externa do Atreeum consiste em uma fachada de clinker com uma estrutura de aberturas minimalista que envolve e protege o edifício. No interior, o volume dissolve-se em camadas horizontais. A fachada é envidraçada e inúmeras varandas e terraços são orientados para os espaços verdes internos, permitindo o uso dessas áreas paisagísticas ajardinadas.

Neste sentido, estes pátios verdes internos, varandas e terraços formam o coração significativo do edifício. Os terraços oferecem áreas especiais de recreação com pavilhões e espaços de trabalho rodeados por vegetação.

A natureza como material de construção transforma mesmo um projeto de construção cotidiano (neste caso, um edifício de escritórios) em um local primariamente industrial e comercial em um oásis verde onde as pessoas podem trabalhar. O Atreeum mescla um cenário urbano denso com uma interpretação inovadora de tipologias tradicionais.

A emocionante tensão entre o envelope protetor compacto e o mundo verde interior, que traz à mente associações com as casas de átrio da Roma Antiga e os riads marroquinos, liga crucialmente os dois polos da civilização e do meio ambiente.

Os pátios verdes, varandas e terraços criam um microclima ambiente otimizado no interior do edifício e oferecem um grande potencial para a retenção e armazenamento de água. Ao mesmo tempo, esta estrutura espacial proporciona inúmeras oportunidades para encontros sociais e novos mundos de trabalho.
Desta forma, este edifício pode fazer uma contribuição para a arquitetura sustentável. O resultado é um oásis de trabalho verde em um contexto urbano.

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (18.10)

10h – mesa Agir para a adaptação climática a partir do Poder Público

10h – oficina Maratona de design para comunicar cidades justas, resilientes e de baixo carbono

14h – mesa Alcançando a descarbonização e a resiliência no ambiente construído

15h – Lançamento Livro Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental

16h – Lançamento da Publicação do II Seminário Emergência Climática e Cidade

18h30 – Sessão de Encerramento + Premiação do Concurso Internacional de Escolas da 14ª BIAsp 

AMANHÃ (19.10)

16h – Deixe a água fluir…Uma homenagem para o arquiteto Kongjiang Yu e para os cinegrafistas Luiz Ferraz e Rubens Crispim 

17h – atividade Panorama Urgente! Visita ao projeto Panorama Lab no Jardim Panorama 

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

A Bienal está aberta até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.