Implantação do projeto: Alemanha
Desenvolvimento do projeto: Alemanha
Edifício de Escritórios ATREEUM – Um oásis de trabalho no distrito de Ostend, em Frankfurt
O edifício de escritórios Atreeum, na Hanauer Landstrasse, em Frankfurt, está localizado em uma área comercial histórica com um adensamento em quarteirão perimetral típico de edifícios de tijolos aparentes. O objetivo é que o novo edifício de escritórios surja de seu entorno, integrando-se contextualmente e, ao mesmo tempo, criando um ambiente de trabalho sustentável e futuro-proof por meio de uma nova estrutura que integra a natureza ao espaço de vida e trabalho.
As diferentes alturas existentes dos edifícios do entorno são incorporadas por meio de alturas escalonadas diferenciadas. Isso confere à estrutura escultural um desenvolvimento de altura em degraus que cria pontos urbanos altos nos cantos e, simultaneamente, permite uma iluminação otimizada dos pátios. Estes pátios são conectados ao espaço urbano por grandes passagens de dois pavimentos.
A pele externa do Atreeum consiste em uma fachada de clinker com uma estrutura de aberturas minimalista que envolve e protege o edifício. No interior, o volume dissolve-se em camadas horizontais. A fachada é envidraçada e inúmeras varandas e terraços são orientados para os espaços verdes internos, permitindo o uso dessas áreas paisagísticas ajardinadas.
Neste sentido, estes pátios verdes internos, varandas e terraços formam o coração significativo do edifício. Os terraços oferecem áreas especiais de recreação com pavilhões e espaços de trabalho rodeados por vegetação.
A natureza como material de construção transforma mesmo um projeto de construção cotidiano (neste caso, um edifício de escritórios) em um local primariamente industrial e comercial em um oásis verde onde as pessoas podem trabalhar. O Atreeum mescla um cenário urbano denso com uma interpretação inovadora de tipologias tradicionais.
A emocionante tensão entre o envelope protetor compacto e o mundo verde interior, que traz à mente associações com as casas de átrio da Roma Antiga e os riads marroquinos, liga crucialmente os dois polos da civilização e do meio ambiente.
Os pátios verdes, varandas e terraços criam um microclima ambiente otimizado no interior do edifício e oferecem um grande potencial para a retenção e armazenamento de água. Ao mesmo tempo, esta estrutura espacial proporciona inúmeras oportunidades para encontros sociais e novos mundos de trabalho.
Desta forma, este edifício pode fazer uma contribuição para a arquitetura sustentável. O resultado é um oásis de trabalho verde em um contexto urbano.