Base de pesquisa Amazon Face

Troost+Pessoa Architects

Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil

BASE DE PESQUISA CIENTÍFICA AMAZON FACE – Amazonas, Brasil

Localizada a 80 km de Manaus, esta base de pesquisa científica verticalmente idealizada adota conceitos de sustentabilidade passiva. As áreas de convívio, com diferentes alturas, minimizam o desmatamento e respeitam a floresta ao redor e proporcionam relações com a floresta em várias alturas.


Com estrutura pré-fabricada produzida em Manaus, a construção limpa irá gerar poucos resíduos. A mínima fundação permitiu que o impacto no solo e nas raízes das árvores fosse reduzido, preservando a integridade da floresta.

O alumínio escovado e polido reflete a vegetação, mimetizando a casa entre as árvores de forma sutil. A rotação do projeto permite uma alternância entre espaços internos e externos, promovendo a interação social e uma experiência única com a natureza.

AMAZON FACE RESEARCH STATION – Amazonas, Brazil

Located 80 km from Manaus, this vertically designed scientific base embraces passive sustainability concepts. The communal areas, with varying heights, minimize deforestation and respect the surrounding forest.

With a prefabricated structure produced in Manaus, the construction will be clean and generate minimal waste. The minimal foundation impacts the soil and tree roots, preserving the integrity of the untouched forest.

The brushed and polished aluminum reflects the vegetation, subtly blending the house among the trees. The rotation of the design allows for an alternation between internal and external spaces, fostering social interaction and a unique experience with nature.

Cliente/Client: AMAZON FACE Project (INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia) + UNICAMP)
Escala/Scale: 825 m2
Ano: 2023 – now
Arquitetura/Architecture:
TROOST + PESSOA Architects – Laurent Troost, Victor Pessoa, Mitzi Sa Motta, Roney Holanda

Imagens/Images: FlywithMob

Status: Em desenvolvimento

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (18.10)

10h – mesa Agir para a adaptação climática a partir do Poder Público

10h – oficina Maratona de design para comunicar cidades justas, resilientes e de baixo carbono

14h – mesa Alcançando a descarbonização e a resiliência no ambiente construído

15h – Lançamento Livro Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental

16h – Lançamento da Publicação do II Seminário Emergência Climática e Cidade

18h30 – Sessão de Encerramento + Premiação do Concurso Internacional de Escolas da 14ª BIAsp 

AMANHÃ (19.10)

16h – Deixe a água fluir…Uma homenagem para o arquiteto Kongjiang Yu e para os cinegrafistas Luiz Ferraz e Rubens Crispim 

17h – atividade Panorama Urgente! Visita ao projeto Panorama Lab no Jardim Panorama 

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

A Bienal está aberta até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.