Casa Saracura

[entre escalas] + Pedro Kok

Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil

A Casa Saracura faz parte de um conjunto de sobrados geminados construídos na década de 1940 no bairro do Bexiga, São Paulo. Em resistência à atual especulação imobiliária no bairro, a renovação do sobrado busca preservar a memória mantendo a fachada original e a configuração do pátio existente. Como partido de projeto, a estrutura original da casa é revelada, assim como, o muro de arrimo histórico, caraterístico da topografia existente do bairro, aparece como elemento visível a partir de diversos ambientes da casa.
O córrego Saracura, normalmente invisível aos olhos, passa bem atrás do terreno deixando o muro de arrimo constantemente úmido. Diante desta singular condição, a fonte entra como o principal elemento simbólico do projeto, evocando a memória do bairro. Um tanque e um caminho d’água foram propostos, captando as águas do Saracura, e trazendo as águas para dentro do pátio, à vista de todos.
Localizado em uma área central da cidade de São Paulo, os limites do Bexiga são imprecisos, mas podemos compreendê-lo como parte do distrito da Bela Vista, entre a Av. Paulista até a Praça da Bandeira (centro velho), e as avenidas 9 de Julho e 23 de Maio. Com a topografia acidentada, o Bexiga apresenta diversos cursos d´água canalizados, invisíveis aos olhos.
A nossa proposta para a 14ª Bienal de Arquitetura de São Paulo busca compreender o território do Bexiga a partir de seus aspectos físicos e geográficos. O ponto de partida é um vídeo em díptico: de um lado, a fonte é exibida continuamente; de outro, imagens da ocupação urbana sobre os córregos Saracura e Saracura Pequeno. Esses cursos d’água permanecem invisíveis, embora resquícios de sua existência se revelem na topografia, nos afloramentos, na vegetação e no desenho urbano.

Marina Canhadas (São Paulo, 1985), mestre pela FAUUSP, com especialização em “Geografia, Cidade e Arquitetura” pela Escola da Cidade, arquiteta e urbanista pela FAU Mackenzie, é fundadora do [entre escalas] e professora na Escola da Cidade e FAU Mackenzie.

Pedro Kok (São Paulo, 1984), arquiteto pela FAUUSP, é fotógrafo e videógrafo de arquitetura, estruturas urbanas e cidades.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)