Ciclos da construção e desconstrução: design circular

Akemi Ino, Leticia Grappi, Natalia Lessa, Karina Schwartzman e mediação de Graziela Nivoloni

Palestra e debate com Akemi Ino, Leticia Grappi, Natalia Lessa, Karina Schwartzman e mediação de Graziela Nivoloni

Leticia Grappi
Arquiteta pela UFBA, busca trabalhar com projetos e obras de baixo impacto ambiental. Arquiteta responsável pela construção de uma escola e biblioteca no Assentamento João Amazonas, em Ilhéus (BA). Compôs a Coordenação do Congresso TerraBrasil 2024, foi conselheira da Rede TerraBrasil de 2022 a 2024, revisora técnica do livro Manual de Construção com Terra, do Gernot Minke, co-criadora do mapadaterra.org e criadora do grupo Mulheres na Bioconstrução.

Akemi Ino
Professora Livre Docente, Associado Doutor (2008) no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU USP), atualmente Vice-Diretora do IAU (2024-2028), ocupou cargo de Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IAU na gestão 2016-2018 e 2018-2020, orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP é coordenadora do Grupo de Pesquisa HABIS (Habitação e Sustentabilidade), criado em 1993 cadastrado no Diretório CNPq. Graduada em Engenharia Civil pela USP (1979); Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela EESC USP (1984-Casa provisória utilizando papelão ondulado); Especialização na Osaka City University (1987) Habitação Japonesa em Madeira; Doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica USP (1992) Sistema Estrutural Modular em Eucalipto Roliço para Habitação e Livre Docência pelo IAU USP (2008) Tecnologias em habitação social, Pesquisa, Extensão e Ensino, uma reflexão da trajetória na universidade pública.

Natália Lessa
Sócia fundadora da Arquivo e graduada em Arquitetura pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Coordena a desmontagem e recirculação de materiais provenientes de imóveis da cidade de Salvador, fornece consultorias sobre políticas públicas relacionadas à desmontagem e à economia circular para clientes públicos e privados. Participou academicamente de bancas de projetos em universidades nacionais e internacionais (Architectural Association UK, UFBA, UFMG, SENAI, UFRJ).

Karina Schwartzman
Arquiteta pela Universidade Ibero-Americana, com mestrado em Arquitetura Bioclimática pelo Isthmus Panamá. Fundadora do escritório de arquitetura Tecorral Estudio, com mais de 15 anos realizando projetos em diferentes escalas, desde planos mestres, casas, reconversões de imóveis e mais. Conta com especialidades em design regenerativo, biomimética, design de ecovilas e permacultura, Alquimia Gaia, U-lab, coaching transformacional e ecologia profunda. É docente na Universidade Ibero-Americana da Cidade do México, em projetos de Incidência Socioambiental, onde ganhou o prêmio UBUNTU. Junto com Karen Poulain, Alan Cohen e Diego Pontones, fundou a SEED, empresa focada na inovação de técnicas de construção com terra, como terra vertida e Impressão 3D com terra. Atualmente estão construindo o primeiro módulo habitável autoportante na América Latina impresso em 3D. Além disso, contam com um laboratório onde realizam eventos e workshops focados em compartilhar conhecimentos sobre técnicas ancestrais de construção com terra e biomateriais.

Graziela Nivoloni
Arquiteta e Urbanista, com mestrado em Design pela Universidade de São Paulo, Graziela Nivoloni atua na confluência entre educação, natureza e organizações por meio de abordagem sistêmica e inteligência coletiva. No IED, lidera o Laboratório de Biodesign | Circularidade e Biomateriais, coordena a graduação em Design de Produto e Serviço e os cursos em parceria com a Casa Vogue, onde também integra o conselho acadêmico do Centro de Inovação, Design e Negócios (CR+IED).

Gratuito

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui.
A seleção será feita por ordem de inscrição.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (30.09)

15h e 17h – Mini-oficinas de Biomateriais no Lab Vivo

30.09 – Visita guiada da Ação Pantanal

NOS PRÓXIMOS DIAS (01 a 05.10)

01.10 | 17h30 – sessão 4 da mostra Cinema, arquitetura e sociedade na cinemateca

01.10 | 14h – oficina Entre lâminas e vãos: modelos de projetos em MLC

01.10 | 16h30- oficina Gramáticas da Natureza – arquiteturas do ínfimo no Lab Vivo

01.10 | 18h – conferência Meios de produção com Jane Hall

02.10 | 10h – Quintas Ameríndias na Oca. Amazônias das Margens aos Extremos: Labya-Yala da FAU-USP

02.10 | 15h – mesa Árvores e Justiça Térmica

02.10 | 15h e 17h – Mini-oficinas de Biomateriais no Lab Vivo

02.10 | 17h30 – sessão 5 da mostra Cinema, arquitetura e sociedade na cinemateca

02.10 | 18h – mesa Preservar a biodiversidade na cidade

02.10 | 19h – filme A Força da Forma – viga lenticular fletida em madeira no IABsp

03.10 | 10h – mesas Políticas de moradia para a população em situação de rua e a experiência do Fundo FICA

03.10 | 14h – Inovando a Regularização de Moradias Populares

03.10 | 14h – Visita ao Parque Morro Grande

03.10 | 18h – palestra To Connect: Radically and Poetically  com LI Hu sócio fundador da OPEN Architecture

03.10 | 19h – Oficina de Concepção de Estruturas de Madeira com FIBRA no IABsp

04.10 | 16h – A Paisagem, a Geografia e os Pássaros Refugiados. Leitura-Performática de Gian Gigi Spina

04.10 | 17h – Roda de conversa com Instituto Cambará e visita guiada

04.10 | 18h – Filme: Quando o Brasil era moderno

05.10 | 9h – oficina Água invisível, cidade dividida: diálogos e propostas para as Bacias Água Preta e Sumaré

05.10 | 10h – atividade Território do Rio Bixiga refloresta canudos na Horta Denuzia

05.10 | 14h – mesa  Agriculturas Urbanas: a circularidade do alimento na cidade

05.10 | 14h30 – atividade Por aqui passa o Córrego do Sapateiro – um percurso da nascente à Bienal

05.10 | 18h – mesa Ciclos da construção e desconstrução: o design circular

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

E tem muito mais até 19 de outubro!

(Atividades e projetos ainda estão em processo de inclusão; em breve o site estará completo)

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.