Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil
o projeto do comedor – um refeitório social – surge em resposta aos eventos climáticos extremos que devastaram inúmeras cidades do sul do brasil em maio de 2024 e à necessidade de melhorar as condições dos abrigos emergenciais que acolheram pessoas desabrigadas durante esse período.
construído na escola estadual ana neri, na cidade de porto alegre, o projeto começa com uma intervenção temporária no edifício do auditório – uma pequena construção de madeira, característica da arquitetura escolar da região. neste espaço foram instaladas divisórias leves – cortinas suspensas por cabos de aço – capazes de delimitar áreas específicas para cada família e adaptar o uso do pavilhão, proporcionando maior privacidade e habitabilidade ao abrigo.
em uma segunda etapa da intervenção, com o regresso das aulas na escola, foi necessário construir um refeitório para os moradores temporários – uma nova construção – que funcionasse de forma independente ao fluxo dos alunos.
a arquitetura proposta consiste, portanto, em uma grande cobertura e uma mesa linear que ocupam um setor vazio do lote da escola.
a escolha da construção em madeira faz parte de uma investigação que, de alguma forma, permeia os projetos desenvolvidos pelo escritório. uma forma de demonstrar possibilidades de utilização de uma matéria-prima de baixo custo e de fácil obtenção que leva em consideração a existência de mão de obra local com experiência e significativo conhecimento prático do material.
dessa forma, a proposta explora a madeira como técnica construtiva ágil e econômica com a escolha de componentes mais acessíveis, como madeira roliça de eucalipto para as colunas e vigas principais e uma estrutura de ripas finas para sustentar a cobertura.
com o objetivo de unificar a intervenção e as diferentes peças de madeira, a pintura verde unifica a proposta, destacando a cobertura no conjunto construído da escola. a tinta impregnante de proteção da madeira ajuda a preservar o material e a cobrir pequenas imperfeições mantendo os veios visíveis. a estrutura verde dialoga com as telhas de policarbonato branco gerando um ambiente iluminado por uma luz difusa.
o projeto inicialmente concebido para servir de refeitório para as famílias, com o tempo, tornou-se um espaço de lazer para os estudantes, um espaço coletivo e comunitário.
assim, a intervenção provocou uma série de interações e usos surpreendentes. um espaço lúdico, que é utilizado como um lugar de jogos para crianças, e até mesmo como ferramenta de aprendizagem, onde as aulas são ministradas ao ar livre.
o projeto representa uma experiência de desenho e construção em um curto período de tempo. uma singela contribuição – entre tanto a ser feito – como resposta a esta imensa e impensável tragédia.
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porto alegre, rs
2024