Conferências SP Meeting – Promover a economia circular através do reuso

Maarten Gielen (Halfwerk), Pedro Alban (Arquivo), Jörg Schröder (Leibniz Universität)

Toda cidade de se transforma. Na escala da casa, os filhos se tornam mais velhos e se mudam, liberando quartos que se transformam em escritórios; os pais envelhecem, abandonando casas para voltar a morar em companhia de filhos ou cuidadores. Pequenas mudanças no plano diretor fazem com que casas percam seu valor de imóvel para serem vistas apenas como terrenos – grandes demolições abrem caminho para novos moradores ou para o mercado de investimentos. No setor comercial, lojas de shopping rotacionam em alta velocidade para acompanhar tendências enquanto escritórios de empresas fecham e abrem com a fluidez imaterial da bolsa de valores. Por trás de um mundo contemporâneo dito digital, ao qual se associam palavras imateriais como nuvens e líquidos, persiste um universo material que, por conveniência, esquecemos.

A expressão mina urbana se popularizou em discussões sobre ecologia, sustentabilidade, e economia circular. O conceito – de que os espaços de extração do futuro estejam localizados na própria cidade – entretanto, é uma realidade distante. Não sabemos desejar e transformar o que temos; projetar a partir do que existe. O debate com líderes da economia circular no contexto da arquitetura e do design pretende iluminar estratégias para construir com o que já existe.

Participantes:

Maarten Gielen é um designer e pesquisador belga dedicado a transformar a forma como os materiais são utilizados na arquitetura e na construção. Em 2006, cofundou o estúdio Rotor e, em 2014, o escritório associado Rotor DC (Deconstruction). Atualmente, trabalha no estúdio de design Halfwerk. Maarten recebeu o Prêmio Maaskant para Jovens Arquitetos, um dos mais importantes do gênero no Benelux. Ele leciona com frequência em escolas de arquitetura e design na Europa, Ásia e Estados Unidos.

Jörg Schröder:
Jörg Schröder é professor de Projeto Territorial e Planejamento Urbano na Universidade Leibniz de Hannover (LUH) desde 2012. Sua pesquisa aborda dinâmicas inovadoras das interações entre espaço e sociedade, voltadas para processos de inovação em direção à sustentabilidade e neutralidade climática, bem como para a transformação social, econômica e cultural. Atualmente, é coordenador da CiD Circular Design Innovation Alliance, financiada pela União Europeia, que trabalha na forma de posicionar a economia circular para a regeneração urbana.

Pedro Alban (mediador):
Pedro Alban (Salvador, 1993) é artista visual e arquiteto formado na Universidade Federal da Bahia com mestrado na Universidade Católica do Chile. Sua pesquisa se debruça sobre o universo da construção e seus processos práticos ou subjetivos – fluxos materiais, implicações ecológicas e questões de memória. A experiência de ser o último a entrar em edificações antes delas deixarem de existir movimenta sua produção mais recente. Desde 2020, junto com Natália Lessa e Fernanda Veiga, coordena a Arquivo, um projeto dedicado a facilitar e popularizar o reuso de materiais na arquitetura.

Inscrições: 

Gratuito

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui.

A seleção será feita por ordem de inscrição.

As inscrições estarão abertas até o inicio da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.