Conhecer para Transformar: Planos Comunitários de Redução de Risco e Adaptação Climática

Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades

A Secretaria Nacional de Periferias (SNP) convida estudantes de graduação em Arquitetura e Urbanismo e todas as pessoas interessadas a participarem da Mesa de Debate Conhecer para Transformar: Mapeamento Popular e Planos Comunitários de Redução de Risco e Adaptação Climática.

A Mesa de Debate (16h às 18h) faz parte da atividade geral Periferia sem Risco, a ser realizada durante todo o dia 10/10/2025, no Auditório da Oca, no Parque do Ibirapuera, das 14h às 20h30.

As ações da SNP para promoção do mapeamento popular de territórios periféricos, de prevenção de risco e adaptação climática e a iniciativa CEP para Todos serão apresentadas destacando o protagonismo comunitário como fundamento para viabilizar o processo de adaptação das periferias urbanas às mudanças climáticas.

O objetivo é apresentar formas de mapeamento e visibilização dos territórios periféricos, a partir da lente técnico-comunitária e sua contribuição aos processos e ações para adaptação climática.

A Mesa será organizada em 3 momentos:
1- Apresentação Mapeamento Popular e CEP para Todos: formas de produção cidadã de dados e Rede Nós Periféricos

2- Apresentação Planos Comunitários de Redução de Risco e Adaptação Climática: formas de articulação técnico-comunitárias e implementação de ações contextualizadas a partir das realidades socioterritoriais

3- Perguntas e Respostas/ Debate coletivo sobre SBN e SBN nas Periferias: desafios técnico-comunitários e potencial contribuição para a adaptação das periferias urbanas às mudanças climáticas
Participantes:
Representantes da Secretaria Nacional de Periferias e Lideranças comunitárias de territórios periféricos envolvidos nas ações

Gratuito

Inscrições

As inscrições devem ser feitas aqui.
As inscrições estarão abertas até o início da atividade, no local, desde que haja vagas disponíveis.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)