2

Decretar Emergência

Joice Paixão, Maria Alice Pereira da Silva e Fernanda Accioly

Os Envolvimentos promoveram uma abertura de diálogo com movimentos sociais e territórios diversos, convergindo na exposição da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que acontece de 18 de setembro a 19 de outubro, na OCA, no Parque Ibirapuera. Arquitetos e lideranças das aldeias, dos terreiros, das ribeiras e das periferias investigaram juntos arquiteturas para habitar um mundo quente em debates que aprofundaram as ideias centrais da exposição.

Foram convidados para dialogar atores envolvidos em projetos realizados em diversas territorialidades e contextos que elaboram questões como o convívio com as águas e inundações, a salvaguarda do patrimônio, a proteção e o manejo sustentável da floresta, a agricultura urbana, os mecanismos de viabilização de modos de vida de baixo impacto ambiental e o reconhecimento da natureza como sujeito de direitos. São modos de habitar, construir, perceber, participar e transformar o território.

1º Envolvimento – Decretar Emergência

Este primeiro encontro discute a atuação de arquitetos na emergência e na adaptação a desastres, antes e depois de ocorrerem. Aborda a convivência com o risco e a preparação comunitária, além da atuação em escalas urbanas e territoriais.

Convidados:

Joice Paixão
Associação Gris Espaço Solidário
Recife, PE, Brasil

Cientista social, pesquisadora, educadora social, mediadora de conflitos, terapeuta comunitária, Coordenadora da Articulação Recife de Luta, operativa da Rede nacional por Adaptação Antirracista e coordenadora territorial da Rede de Governança para enfrentamento ao racismos ambiental. Co-fundadora e atual presidenta da Associação Gris Espaço Solidário, que oferece apoio psicossocial a crianças e famílias em vulnerabilidade no bairro da Várzea, em Recife.

Maria Alice Pereira da Silva
Morro da Pedra de Oxossi
Salvador, BA, Brasil

Advogada, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, é sócia do Instituto dos Advogados da Bahia e consultora da OMPI. CEO da PX Assessoria, atua na integração de saberes tradicionais e justiça socioambiental. Ativista e guardiã da Pedra de Xangô. Atua na defesa do Morro da Pedra de Oxossi, local sagrado em Maraú (BA) com importância histórica, cultural, religiosa e ambiental em risco de ser transformado em pedreira.

Fernanda Accioly
Instituto Pólis
São Paulo, SP, Brasil

Arquiteta e urbanista formada pela FAUUSP, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Habitat e Planejamento Urbano e Regional. Tem ampla experiência na gestão pública municipal e federal. Foi Secretária Executiva do Instituto Pólis, organização da sociedade civil que elaborou, em parceria com a comunidade local, o Plano Comunitário de Defesa Civil e Adaptação à Crise Climática da comunidade caiçara de Ponta Negra (RJ).