Economia Circular: a matéria-prima Lynx

Luciana Sobral (sócia-fundadora da Novidário) e José Machado: (sócio da Novidário)

A produção global de plásticos derivados do petróleo cresce em ritmo muito superior à reciclagem. No Brasil, apenas um quarto das quase 15 milhões de toneladas anuais volta ao ciclo produtivo. Mais do que reduzir o uso de matéria-prima virgem, é preciso regenerar: transformar resíduos já existentes em recursos para um futuro mais sustentável.

É nesse contexto que surge a Linha Trilha, primeiro projeto da Novidário em Economia Circular. A coleção foi criada a partir da matéria-prima Lynx — chapas de polipropileno e polietileno reciclados — resultado de mais de um ano de pesquisa em colaboração com a Arte 8, oficina especializada em reciclagem criativa. Inspirada no movimento Precious Plastic, a Arte 8 coleta resíduos pós-consumo de diferentes origens (residencial, industrial e voluntária) e os transforma em chapas aplicadas em mobiliário, revestimentos, objetos e obras de arte.

Cada peça da Linha Trilha simboliza esse processo de regeneração: resíduos que antes estariam no meio ambiente retornam como mobiliário coletivo. Combinando alumínio e plásticos reciclados, as peças foram pensadas para ambientes urbanos de alto uso, unindo resistência e leveza em suas formas orgânicas inspiradas na natureza. Ao mesmo tempo, sua modularidade e versatilidade permitem diversas composições criando cenários dinâmicos de encontro na cidade.

A Novidário é um estúdio de design e mobiliário criativo que transforma espaços de convívio e fortalece relações. Fundada por Luciana Sobral e José Machado, a marca combina expertise industrial e visão criativa, aplicando princípios circulares para oferecer soluções inovadoras e humanas. Seu propósito é simples e ambicioso: criar um design bom para o mundo e para todos.

Esta será uma palestra compartilham o processo de introdução da matéria-prima Lynx no mercado e mostram como resíduos urbanos foram transformados em mobiliário coletivo e que reintegra resíduos plásticos ao ciclo produtivo, transformando o que seria descartado em design durável, belo e coletivo.

Gratuito

Vagas: 20

Inscrições:

As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível aqui.
Um e-mail de confirmação será enviado previamente.
A seleção será feita por ordem de inscrição. Haverá reserva de ao menos 2 vagas afirmativas por turma.

Agradecemos a todas e todos que participaram e visitaram a 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, de 18 de setembro a 19 de outubro de 2025

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.