Edifício Bem Viver – General Jardim

SIAA Arquitetos Associados

Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil

A busca por terrenos disponíveis no emaranhado das cidades só faz revelar uma dinâmica que parece estar chegando a seu limite, seja em termos urbanos, seja em termos sociais, seja em termos econômicos. Não é mais possível expandir vias para carros, não é mais viável estender a malha e a infraestrutura urbana para além do que já há, não é mais aceitável gastar horas do dia se locomovendo. A irracionalidade do traçado dos lotes e a ausência de uso em áreas tão densas parece um absurdo, mas pode também ser uma oportunidade.

Assim, os antigos estacionamentos, de construções muito precárias, quase provisórias, tornam-se espaços possíveis. Estariam os estacionamentos perdendo força? Estariam cedendo espaços ao habitar na cidade? Ainda não é possível afirmar, mas talvez estejamos vivendo este momento de transição, de que novos valores de cidade estejam sendo construídos e materializados. Um novo imaginário de vida urbana que possa ser vislumbrado.

Perante a esse contexto, pequenas ações que podem parecer inexpressivas quando olhadas dentro da escala do território, exercem um grande impacto quando vistas do ponto de vista do bairro e do edifício. Ao tomar simbólica e fisicamente o lugar de um antigo estacionamento de veículos, o Edifício Bem Viver General Jardim 415, construído na área central de São Paulo, desfruta de uma condição urbana já constituída, bem como potencializa os aspectos positivos de uma vida no centro de uma grande metrópole, combinando usos diversos com habitação, atrelados a uma infraestrutura existente.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)