Edifício para o IAU-USP

Base Urbana (Catherine Otondo, Marina Grinover e Rafael Alves de Andrade)

Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil

EDIFÍCIO COMO CONEXÃO – ESTRUTURA DE MADEIRA COMO EXPRESSÃO ARQUITETÔNICA

Atualmente, o IAU está instalado em uma edificação construída em 2008, constituída por dois edifícios. O primeiro, composto por três pavimentos, abriga as funções administrativas e as salas de pesquisa e de professores, além dos espaços de apoio (chamaremos de Bloco Administrativo); e um outro edifício térreo, que hoje abriga os 5 ateliês pedagógicos. Há ainda uma cobertura em estrutura metálica que conecta os dois edifícios, conhecida pelo apelido “postão”.

O projeto de Reforma e Ampliação prevê um conjunto de intervenções parciais nos edifícios existentes e a construção de uma nova edificação (Bloco Didático), que abrigará os ateliês de projeto, salas de aula, auditório e espaços de apoio.

No processo de elaboração do projeto, não esteve alheio a nós o fato de estarmos projetando espaços para uma Escola de Arquitetura. Assim, as escolhas projetuais, o desenvolvimento dos sistemas estruturais, a escolha dos materiais e de seu comportamento técnico fazem parte do discurso arquitetônico e estão expostos a fim de apresentar ao aluno uma experiência viva da construção. Sendo assim, vislumbra-se que o próprio edifício seja suporte para conceitos trabalhados nas salas de aula e nos ateliês. Ao longo do processo, foram realizadas apresentações aos alunos, professores e funcionários do IAU, e o debate com a comunidade também foi fonte de dados para as escolhas aqui presentes.

Para contemplar o programa do IAU, o conjunto passa a ter três edificações independentes, conectadas por passarelas e escadas. A ideia é que os edifícios existentes e a nova construção, embora formalmente e esteticamente distintos, formem um conjunto integrado e único, no qual os espaços entre eles ganham também programa e significado, como áreas de jardim, convivência ou contemplação.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)