Eixo Platina e edifício Platina 220

Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi

Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil

O Platina 220, edifício de uso misto no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, e o mais alto da cidade — com 172 metros de altura e 50 andares —, faz parte do Eixo Platina, uma proposta de urbanização com a criação de uma nova centralidade, concebida pela Porte Engenharia em conjunto com a Königsberger Vannucchi.

Localizado em frente ao Shopping Tatuapé, o edifício combina diversos usos: lojas no térreo, hotel e unidades residenciais no terço inferior, conjuntos comerciais na parte intermediária e lajes corporativas na parte superior. Esta diversidade visa atrair empresas para a região e reduzir os deslocamentos dos moradores para outras áreas da capital.

O Platina apresenta volumetria marcante, com elementos de fachada ventilada em porcelanato de tonalidade clara. O bloco prismático central, com terraços e janelas dispostas em posições variadas, cria um efeito de luz e sombra, configurando o edifício como um monolito esculpido na paisagem. Blocos laterais em tons mais escuros preservam a verticalidade e funcionam como contrafortes, destacando a percepção de sustentação do edifício.

A entrada principal é pela Rua Bom Sucesso, onde o prisma principal “pisa” no térreo. Na área envoltória da quadra, espaços para lojas criam duas áreas externas: calçadas perimetrais arborizadas no espaço público e áreas de lazer privativas acima das lojas para os usuários do edifício.

Para atingir o potencial construtivo e benefícios urbanos, foram utilizados todos os instrumentos do Novo Plano Diretor de São Paulo de 2014. O resultado é um edifício que busca requalificar a região, com uso misto, fachadas ativas e interação com a rua.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)