Eixo Platina e edifício Platina 220

Jorge Königsberger e Gianfranco Vannucchi

Implantação do projeto: Brasil
Desenvolvimento do projeto: Brasil

O Platina 220, edifício de uso misto no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, e o mais alto da cidade — com 172 metros de altura e 50 andares —, faz parte do Eixo Platina, uma proposta de urbanização com a criação de uma nova centralidade, concebida pela Porte Engenharia em conjunto com a Königsberger Vannucchi.

Localizado em frente ao Shopping Tatuapé, o edifício combina diversos usos: lojas no térreo, hotel e unidades residenciais no terço inferior, conjuntos comerciais na parte intermediária e lajes corporativas na parte superior. Esta diversidade visa atrair empresas para a região e reduzir os deslocamentos dos moradores para outras áreas da capital.

O Platina apresenta volumetria marcante, com elementos de fachada ventilada em porcelanato de tonalidade clara. O bloco prismático central, com terraços e janelas dispostas em posições variadas, cria um efeito de luz e sombra, configurando o edifício como um monolito esculpido na paisagem. Blocos laterais em tons mais escuros preservam a verticalidade e funcionam como contrafortes, destacando a percepção de sustentação do edifício.

A entrada principal é pela Rua Bom Sucesso, onde o prisma principal “pisa” no térreo. Na área envoltória da quadra, espaços para lojas criam duas áreas externas: calçadas perimetrais arborizadas no espaço público e áreas de lazer privativas acima das lojas para os usuários do edifício.

Para atingir o potencial construtivo e benefícios urbanos, foram utilizados todos os instrumentos do Novo Plano Diretor de São Paulo de 2014. O resultado é um edifício que busca requalificar a região, com uso misto, fachadas ativas e interação com a rua.

Participe da programação de debates, oficinas e atividades associadas!

HOJE (18.10)

10h – mesa Agir para a adaptação climática a partir do Poder Público

10h – oficina Maratona de design para comunicar cidades justas, resilientes e de baixo carbono

14h – mesa Alcançando a descarbonização e a resiliência no ambiente construído

15h – Lançamento Livro Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis – Natureza, inovação e justiça socioambiental

16h – Lançamento da Publicação do II Seminário Emergência Climática e Cidade

18h30 – Sessão de Encerramento + Premiação do Concurso Internacional de Escolas da 14ª BIAsp 

AMANHÃ (19.10)

16h – Deixe a água fluir…Uma homenagem para o arquiteto Kongjiang Yu e para os cinegrafistas Luiz Ferraz e Rubens Crispim 

17h – atividade Panorama Urgente! Visita ao projeto Panorama Lab no Jardim Panorama 

PARTICIPE! É TUDO GRATUITO!

A Bienal está aberta até 19 de outubro!

NOTA DE PESAR

Em profundo pesar, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp) lamenta o falecimento do arquiteto e paisagista Kongjian Yu, uma referência global em urbanismo ecológico, e dos membros de sua equipe que o acompanhavam, tragicamente vitimados durante a gravação de um documentário. O instituto destaca a honra de tê-lo tido como participante na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, onde sua visão transformadora fortaleceu o diálogo entre desafios globais e realidades locais. O IABsp ressalta que a contribuição de Yu, que transcende fronteiras, permanecerá como inspiração para gerações e expressa suas condolências à China, aos familiares de todos os falecidos, amigos e a todos os impactados por seu gênio e dedicação. Leia a nota completa aqui.