Implantação do projeto: México
Desenvolvimento do projeto: México
Este projeto é um lavadouro público projetado com o propósito de enfrentar a crise hídrica que a comunidade de La Huerta de San Agustín tem sofrido nos últimos anos. Buscou-se projetar um espaço digno, ampliando a área de trabalho atualmente disponível e respeitando a água proveniente de um manancial natural que corre nas proximidades.
Os alunos tiveram que elaborar um diagnóstico colaborativo no qual puderam compreender as necessidades e exigências da comunidade por meio de uma série de atividades interativas, que os levaram a um programa arquitetônico. Este programa inclui o próprio lavadouro com um parque infantil anexo, onde as crianças podem ficar sob o olhar atento de suas mães; junto a isso, há uma área para estender a roupa e uma área de descanso multiuso que oferece uma vista para a área de captação de água da chuva nas redondezas.
Após vários meses de trabalho, os alunos apresentaram seus projetos à comunidade, que votou em seu design preferido. O projeto vencedor teve como inspiração as vitórias-régias, biofiltros naturais, para a estrutura, dada a relação do projeto com a água e o ambiente natural ao redor. Cada espaço é desenvolvido sob sua própria estrutura individual de madeira, apoiada por uma coluna central onde o telhado age como um funil que recolhe a água e a leva para uma cisterna. Essa água é então usada pelas pessoas para lavar suas roupas e, em seguida, é direcionada para um biofiltro que a limpa, permitindo que seja reutilizada. Cada material foi escolhido levando em consideração a disponibilidade, a facilidade de construção, o impacto ambiental e o orçamento, que depende de doações feitas por pessoas que querem apoiar a causa. Este projeto em andamento representa os esforços de inúmeras pessoas, desde os professores, os alunos até a própria comunidade, mostrando como seus esforços combinados podem levar a algo que vai ainda mais longe do que eles mesmos.