Entre lâminas e vãos: modelos de projetos em MLC

Letícia Zampereti, Rafel Nielsen e Vívian Suzuki

O setor da construção civil responde por quase 40% das emissões globais de carbono, e a adoção de materiais renováveis se torna fundamental diante do cenário de emergência climática. Nesse contexto, a madeira engenheirada destaca-se como alternativa viável, incorporando CO₂ em seu ciclo de crescimento, reduzindo cargas estruturais e permitindo soluções pré-fabricadas que minimizam o desperdício no canteiro. Contudo, projetar com essas tecnologias exige que o profissional domine diretrizes específicas, tópicos ainda pouco abordados na formação tradicional de arquitetos no Brasil.

A oficina Entre lâminas e vãos atua justamente nessa lacuna de conhecimento, estimulando a interação tátil e direta com o material e difundindo conceitos de concepção de estruturas de madeira em um contexto brasileiro. Em grupos, os participantes receberão kits com peças em escala reduzida para desenvolverem um projeto arquitetônico de pequena complexidade auxiliados por arquitetos e engenheiros especializados em estruturas do tipo. O processo configura-se como uma investigação coletiva, na qual hipóteses são testadas diretamente no ato construtivo da maquete.

De modo geral, a oficina se desenvolve como uma experiência imersiva que combina aprendizado técnico, prática projetual e reflexão crítica sobre sustentabilidade. Partindo das possibilidades construtivas reais da Madeira Laminada Colada (MLC), a atividade propõe a confecção de maquetes físicas como principal ferramenta de experimentação e concepção de estruturas de madeira. Dessa forma, a oficina busca recuperar práticas manuais para aprendizado e aplicação de tecnologia de ponta como contribuição para uma arquitetura nacional mais sustentável.

Gratuito
Vagas: 30

Inscrições:
As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível aqui.
A seleção será feita com base na formação e atuação profissional dos inscritos, formando um grupo diverso com diferentes vivências.
As inscrições estarão abertas até 30 de setembro.

TOUR VIRTUAL DA 14ª BIAsp 

A 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Extremos: Arquiteturas para um mundo quente, se expandiu para além do espaço físico e agora pode ser visitada de qualquer lugar! 

O tour virtual propõe uma nova leitura da exposição, que ocorreu de 18 de setembro a 19 de outubro na Oca no Parque Ibirapuera, permitindo percursos de forma fluida, livre e intuitiva entre os ambientes. Durante a visita estão disponíveis os conteúdos curatoriais, imagens em alta definição e detalhes que aprofundam a compreensão espacial e conceitual das obras. 

A plataforma amplia o acesso, preserva a memória da Bienal e cria novas formas de vivenciar a arquitetura. 

Visite aqui a 14ª BIAsp!  

Explore no seu próprio ritmo, revisite percursos e aprofunde experiências. 

Em breve o tour virtual estará disponível no site do IABsp (Instituto de Arquitetos do Brasil – dep. São Paulo)